Diario de Pernambuco
Busca

ARTE

Show-espetáculo pernambucano leva teatro, música e protagonismo feminino às telas

Publicado em: 13/08/2020 15:32 | Atualizado em: 13/08/2020 15:46

Show-espetáculo precisou ser readaptado devido à pandemia e será encenado pelo trio à distância, cada uma em sua casa (Foto: Ashlley Melo/Divulgação)
Show-espetáculo precisou ser readaptado devido à pandemia e será encenado pelo trio à distância, cada uma em sua casa (Foto: Ashlley Melo/Divulgação)

Como um grito poético para a sociedade em defesa da liberdade feminina, três artistas pernambucanas compartilham as inquietações que marcam os passos e o cotidiano das mulheres permeadas por temas urgentes como feminismo, homofobia e amor. O show-espetáculo E o meu corpo se abria será apresentado amanhã, às 20h, em um palco virtual com transmissão pelo Projeto Ágora Sonora. A produção é do Grupo Bubuia e tem direção musical do cantor Martins. Ao longo da performance, as atrizes Endi Vasconcelos e Maria Laura Catão e a cantora Larissa Lisboa convidam o público a interagir e compartilhar angústias. Os ingressos custam a partir de R$ 20, para adquirir é preciso acessar o link.

A produção estava marcada para estrear em março, no Paço do Frevo, mas foi cancelada devido à necessidade do distanciamento social. Sem previsão de eventos presenciais do tipo, as artistas decidiram adaptar o espetáculo ao meio digital. Para isso, precisaram rever toda a estrutura técnica, realizar ensaios à distância e se reinventar. “A arte não pode parar. É um momento assustador, de medo e incerteza. A classe artística foi muito afetada pela pandemia e vimos que precisamos nos reinventar. Mas, para além do nosso ganha-pão, a arte vem salvando as pessoas nesse período de isolamento”, destaca a atriz e bailarina Maria Laura Catão.

O show-espetáculo requer outra linguagem e muitas cenas precisaram ser adaptadas para a câmera. “É o teatro transmitido por uma câmera. Tem música, dança, poesia, uma junção de várias artes. Vimos que algumas cenas que fazemos no palco não conseguimos recriar na câmera, mas também estamos explorando os recursos dos equipamentos que nos levam além dos limites do teatro. Passamos por uma adaptação, uma redescoberta das possibilidades.”

O espetáculo será transmitido da casa de cada uma das atrizes. “A cenógrafa Sara Régia analisou o local e elaborou um cenário explorando as condições de cada ambiente. A ideia é se mostrar por dentro, o que tem por dentro da mulher, do ser humano. E o cenário reúne tudo isso”, conta Maria Laura. A iluminação também precisou ser adaptada para criar uma unidade de coloração à distância. O projeto é majoritariamente executado por uma equipe feminina.

 (Foto: Ashlley Melo/Divulgação)
Foto: Ashlley Melo/Divulgação
“Temos somente dois homens na equipe, que é 95% formada por mulheres. Esse trabalho é nosso, autoral e muito especial. Queremos destacar o nosso lugar de fala, valorizar o trabalho de outras mulheres e ressaltar o protagonismo feminino.” “O espetáculo surgiu de uma noite de conversas com Endi, estávamos lendo nossos textos e começamos a ver uma convergência sobre eles. As linhas circundavam temas como homofobia, violência contra a mulher, o desabrochar do feminismo... então vimos a necessidade de falar”, diz Maria Laura.

O encontro fez surgir a necessidade de levar a performance para mais perto da música, o que resultou no convite a Larissa Lisboa. Para Larissa, o espetáculo a fez experimentar um campo ainda não explorado. “Eu nunca atuei, sempre fui muito voltada à música, tanto compondo quanto fazendo ao vivo, mas eu gosto muito de arte e me interessa estar dentro, então topei o convite”, revela.

Os textos e canções são escritos pelas três artistas. “O espetáculo todo é permeado pela temática da mulher, de como a gente é tratada e ensinada, esse é o ponto que mais liga a gente, a resistência da mulher na arte. A voz existe, as mulheres no mercado existem, mas não há o palco”, destaca Larissa. A cantora avalia que a crise provocada pela pandemia limita a prática. “No começo eu estava esperançosa, mas agora vejo ainda mais distante a ‘volta ao normal’. Estou fazendo o que posso, penso em como fazer diferente dentro de casa”, diz. A cantora tem realizado lives no Instagram (@larissalisboamusic) e fará uma nova no dia 6 de setembro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL