Diario de Pernambuco
Busca

AUXÍLIO

Seis entre dez trabalhadores dizem ter FGTS emergencial

Por: FolhaPress

Publicado em: 15/08/2020 10:53 | Atualizado em: 15/08/2020 10:59

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O saque emergencial de até R$ 1.045 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser realizado por 59% dos trabalhadores do país, segundo declararam possíveis beneficiários em pesquisa realizada pela Serasa.

Entre aqueles que disseram ter direito ao benefício, 67% afirmam que vão utilizar o recurso, seja por meio do aplicativo Caixa Tem (para pagar contas ou fazer compras) ou a partir da liberação para a retirada do dinheiro nas agências bancárias.

O saque emergencial do FGTS foi autorizado por uma medida provisória publicada em abril e é uma das ações do governo para combater a crise gerada pela pandemia de Covid-19.

Os pagamentos foram organizados em dois calendários (um para movimentação por conta digital e outro para saque em dinheiro ou transferência bancária) com 24 datas entre junho e novembro.

Os lotes ou datas em que cada trabalhador terá direito ao valor integral do benefício depende do mês em que ele faz aniversário. Ao todo, cerca de 60 milhões de brasileiros podem ser beneficiados pela medida.

Para Jéssica Vicente, responsável pela pesquisa da Serasa, o saque emergencial do FGTS despertou mais interesse dos trabalhadores quando comparado a outras liberações especiais de recursos do fundo.

"A gravidade da crise provocada pelo coronavírus causou redução na renda para a maior parte das famílias, em um período curto, e por isso as pessoas decidiram buscar informações sobre os benefícios que estão disponíveis".

A pesquisa ainda apontou que 55% dos beneficiários pretendem utilizar o aplicativo Caixa Tem, cujo crédito ocorre cerca de dois meses antes da liberação para o saque.

"A necessidade do dinheiro é tão grande que está levando a uma digitalização forçada em um país que, como sabemos, a maior parte da população não costumava usar meios eletrônicos para fazer movimentações financeiras."

FGTS EMERGENCIAL | ENTENDA

A retirada emergencial de dinheiro do FGTS está autorizada para todos os trabalhadores titulares de contas ativas e inativas com saldo.
O valor máximo que o trabalhador pode usar do FGTS emergencial é de R$ 1.045, não importa quantas contas ativas e inativas ele possua.

Como receber

O FGTS emergencial é liberado em duas etapas, sendo que cada uma delas tem um calendário organizado conforme o mês de nascimento do trabalhador.

1 - Crédito na conta digital

O pagamento é feito por meio de uma poupança social digital, criada automaticamente para todos os trabalhadores elegíveis

O crédito é disponibilizado nesta poupança, mesmo para aqueles que já possuem conta-corrente ou poupança na Caixa

Enquanto o dinheiro estiver na conta digital, é possível fazer compras e pagar contas pelo aplicativo Caixa Tem

2 - Saque ou transferência

Aproximadamente dois meses após o crédito na conta digital, o valor do FGTS emergencial que não foi utilizado por meio do Caixa Tem é liberado para saque

Na mesma data da autorização para o saque, o beneficiário também pode transferir o valor da poupança digital para outras contas bancárias
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL