Diario de Pernambuco
Busca

Solidariedade

Rede de Bancos Populares de Alimentos será lançada neste sábado

Publicado em: 07/08/2020 14:50 | Atualizado em: 07/08/2020 14:56

Iniciativa será lançada às 8h deste sábado (8). (Foto: Reprodução.)
Iniciativa será lançada às 8h deste sábado (8). (Foto: Reprodução.)
Neste sábado (8), será lançada a Rede de Bancos Populares de Alimentos. A iniciativa irá receber doações para distribuir a moradores de comunidades periféricas da Região Metropolitana do Recife. Neste primeiro momento, o projeto receberá alimentos doados por agricultores familiares do interior de Pernambuco. O ato de lançamento ocorrerá às 8h, no ponto central de distribuição dos alimentos - chamado de Banco Mãe, localizado na Rua 1º de Março, no bairro de Santo Antônio, Centro.

A ideia é que o Banco Mãe seja a base para receber doações de pessoas físicas e jurídicas. Mais de dez toneladas de doações deverão chegar ao centro de distribuição neste sábado, em um comboio de caminhões, com macaxeira, inhame, cará, abóbora, batata doce, feijão, arroz, açúcar, farinha, fubá, banana, limão, mel de abelha, rapadura, além de material de limpeza.

De lá, serão separados e encaminhados aos 21 bancos populares descentralizados, localizados em diversas comunidades da RMR. Esses bancos locais receberão alimentos e também terão atividades com os agentes populares de Saúde para a arrecadação de mais doações, construindo uma rede de solidariedade.

A cerimônia de lançamento contará com a presença do coordenador geral da campanha Mãos Solidárias, Paulo Mansan, e nomes como o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; os reitores Alfredo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Marcelo Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural (UFRPE); o secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides; além de representantes de entidades sociais, como a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (FETAPE) e da Articulação Semiárido em Pernambuco (ASA-PE).

Para mais informações sobre o banco ou sobre como doar, o interessado pode entrar em contato pelo número (081) 98182-8197. Também pode comparecer ao espaço, na Rua 1º de Março, nº 34, ao lado do Armazém do Campo, no bairro de Santo Antônio; ou doar dinheiro para a conta da Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra livre -  Banco do Brasil. Agência 0697-1, Conta Corrente 58892-X (outros bancos, substituir o X por 0). CNPJ 09.423.270/0001-80.

O Banco Popular foi idealizado e realizado pela Campanha Mãos Solidárias, a Frente Brasil Popular, a Arquidiocese de Olinda e Recife, Campanha Periferia Viva e a FioCruz. Tem o apoio da Articulação Semiárido em Pernambuco (ASA-PE), Via Campesina,  Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra (MST),  Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco  (FETAPE), Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Santa Casa de Misericórdia, Cáritas Brasileira - Nordeste 2, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE),  Instituto Federal de Pernambuco do Sertão Pernambucano.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL