Diario de Pernambuco
Busca

Prevenção

PCR divulga locais onde serão distribuídas máscaras na próxima semana

Publicado em: 14/08/2020 11:13


Mesmo com 90 dias de queda dos indicadores da pandemia no Recife, prefeito pede que recifenses mantenham as medidas preventivas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Mesmo com 90 dias de queda dos indicadores da pandemia no Recife, prefeito pede que recifenses mantenham as medidas preventivas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
A Prefeitura do Recife já distribuiu mais de 200 mil máscaras em mais de 70 localidades durante um mês e meio de ações de saúde nas comunidades da capital e vai dar continuidade ao incentivo às medidas de prevenção a infecções pelo novo coronavírus porque a pandemia não acabou. Apesar dos 90 dias de queda nos indicadores da pandemia na cidade, o prefeito Geraldo Julio, em pronunciamento nesta sexta-feira (14), reforçou a importância de a população não relaxar nos cuidados e continuar usando máscaras sempre que for sair de casa.

“Hoje eu queria reforçar a necessidade do uso da máscara. Mesmo que em alguns momentos seja desconfortável, é muito importante que todos usem a máscara porque ela pode salvar a sua vida e a vida de quem convive com você. Milhares de pessoas puderam voltar a trabalhar com a reabertura do comércio e de várias outras atividades; as igrejas voltaram a fazer as suas celebrações; os parques e a praia foram liberados; tudo isso está aberto para a população e ninguém quer que essas conquistas voltem atrás. Então nesse momento, a máscara cumpre um papel fundamental na prevenção”, disse o gestor, que lembrou que a PCR vai continuar distribuindo os itens de proteção nas Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 e nas ações porta a porta. 

De segunda (17) a sexta-feira (21), das 8h às 16h, os profissionais de saúde da Prefeitura do Recife vão distribuir máscaras e informações nas tendas das Estações que estarão montadas no Pátio de Santa Cruz (Boa Vista), na Praça de Campo Grande, na Praça Joca Leal (Casa Amarela), na Pracinha do Caiara (Iputinga), no Polo da Academia da Cidade de San Martin, no Polo da Academia da Cidade de Brasília Teimosa e nos bairros da Macaxeira e do Ibura. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Já a ação voltada aos grupos de risco da covid-19, que já passou pela Zona Oeste da cidade (distrito sanitário 5), pela área central (DS 1) e Zona Norte do Recife (DS 3), chega, na próxima semana, aos distritos 4 e 6 (Zonas Oeste e Sul). Agentes comunitários de saúde (ACS) e outros profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vão levar máscaras, panfletos e informações até as casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, a ação porta a porta da Sesau Recife que leva máscaras, kits de higiene e informações para áreas de maior vulnerabilidade social chega, na segunda-feira (17), às comunidades da Realeza e São Geraldo, no bairro de São José. Já na terça (18), será a vez da Comunidade Vila do Sancho, no Sancho, receber os agentes de saúde. Na quarta (19), os kits serão distribuídos na comunidade Coronel Fabriciano, na Imbiribeira. Ainda na quarta e quinta (20), haverá ação na comunidade Paz e Amor, no Ibura.

Costureiras
A Prefeitura do Recife recebeu, nos últimos dias, mais 145 mil máscaras de tecido entregues pelas costureiras contratadas para ajudar as pessoas que mais precisam a se prevenir contra o coronavírus. Ao todo, a gestão municipal encomendou 800 mil máscaras a costureiras contratadas em editais de chamamento público. A PCR já recebeu e está distribuindo 450 mil itens de proteção, enquanto mais 350 mil vão ser recebidas nos próximos dias. Além de reforçar a distribuição do item de prevenção para a população mais vulnerável, a iniciativa também visa estimular a economia local e a geração de renda.

Esta última remessa de 145 mil máscaras de tecido faz parte do segundo edital de chamamento público lançado pela PCR para confecção de mais 500 mil máscaras. Em julho, a Prefeitura do Recife habilitou 385 pessoas físicas e 20 microempresas e cooperativas selecionadas para produzir essas 500 mil máscaras de tecido. 

No primeiro edital lançado em maio pela a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) e o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), outras 300 mil máscaras foram entregues pelas costureiras contratadas. Com essa nova remessa, a gestão municipal conseguiu dobrar a quantidade de máscaras distribuídas pela Secretaria de Saúde do Recife de cerca de 20 mil para 40 mil máscaras por semana, fora as distribuições feitas por profissionais de outras secretarias da Prefeitura.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL