Diario de Pernambuco
Busca

Reconhecimento

Paço do Frevo está entre finalistas de prêmio nacional promovido pelo Iphan

Publicado em: 14/08/2020 16:42 | Atualizado em: 14/08/2020 16:46

 (Foto: Bruno Campos/Divulgação)
Foto: Bruno Campos/Divulgação
O Paço do Frevo está na disputa da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem uma de suas programações culturais regulares entre os 121 projetos de todo o país que concorrem pelo reconhecimento como ação estratégica na preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural brasileiro, além da premiação de R$ 20 mil.

O projeto que colocou o Paço do Frevo entre os finalistas do prêmio é a Hora do Frevo, ação regular de promoção do gênero musical que é patrimônio cultural imaterial da humanidade, a partir da realização de apresentações instrumentais gratuitas e abertas ao público, no hall de entrada do Paço, sempre às sextas e na hora do almoço, para atingir um público espontâneo, que não necessariamente frequenta ou sequer conhece o museu.

Só em 2019, as apresentações realizadas na Hora do Frevo reuniram mais de 18 mil espectadores, engajando mais de 120 profissionais, entre artistas e técnicos. A Prefeitura do Recife tem mais dois projetos entre os finalistas da premiação realizada pelo Iphan: o Boi Voador e o Pátio Criativo, realizações da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

Premiação

Em 2020, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade teve 515 projetos inscritos. Os 121 finalistas serão analisados por uma comissão formada pela presidência do Iphan e por 21 especialistas das áreas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, que selecionarão as 12 ações vencedoras no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ainda não foi divulgada a data para o anúncio do resultado. O prêmio teve sua primeira edição realizada em 1987. Desde que passou a contemplar ações externas ao Iphan, em 1994, já são 175 vencedores em todo o país.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL