Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Ministério da Saúde lança sistema de mapeamento em educação na saúde

Publicado em: 06/08/2020 13:17

 (Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS)
Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS
Nesta quinta-feira (5), o ministério da Saúde lançou o Sistema de Mapeamento em Educação na Saúde (SIMAPES), ferramenta nova que vai permitir a coleta, análise e disponibilização de informações sobre educação em saúde no país.

“O Brasil começa a dar novos passos na reorganização da formação em Saúde no país e todo mundo sai ganhando: a população, que terá assegurado pelo Governo Federal, mais qualidade da saúde; os profissionais, que poderão obter a garantia de uma formação mais adequada; e o Governo Federal, que terá mais um instrumento para estabelecer políticas públicas de educação em saúde”, declarou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O SIMAPES terá ligação com cinco banco de dados:  E-MEC (Sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no país), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) e o E-SUS Atenção Básica.

Esses sistemas irão auxiliar a identificação das demandas que cada região necessita e também irá avaliar se determinado local ou serviço de saúde possui estrutura suficiente para ampliar ou criar cursos na área da saúde.

A ferramenta também irá observar a relação entre a oferta de cursos de graduação, técnicos e a estrutura de serviços da saúde, além de conferir a sua qualidade e averiguar as necessidades de formação e qualificação dos gestores e profissionais no âmbito do SUS, para o Ministério da Saúde obter informações para a tomada de decisões no âmbito da educação em Saúde.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL