Diario de Pernambuco
Busca

MANIFESTAÇÕES

Jornalistas estão desaparecidos nos protestos da Bielorrússia

Publicado em: 12/08/2020 16:49

 (Foto: Sergei GAPON / AFP)
Foto: Sergei GAPON / AFP
Desde domingo (9), manifestantes tomaram às ruas de Minsk, capital da Bielorrússia, com fortes protestos motivados pela reeleição do presidente, Aleksandr Lukashenko. Além de inúmeras detenções e confrontos com a polícia, dois jornalistas colaboradores da agência de notícias Rupty, Sergei Kamenetsky e Aleksandr Kovalyov, que cobriam a abertura das seções nas eleições presidenciais, desapareceram em Minsk.

A última mensagem enviada pelos colaboradores à agência durante a manhã de domingo, há quatro dias, informava apenas que tinham sido detidos pela polícia local. De acordo com representantes de organizações de defesa dos direitos humanos e do Sindicato dos Jornalistas, os dois colaboradores não constavam em suas listas. Já a chefe da assessoria de imprensa do Ministério do Interior, Olga Chemodanova, garantiu que providências serão tomadas para encontrar os jornalistas, apesar das autoridades também afirmarem que eles não constam da lista das pessoas que foram detidas. O Ministério do Interior ainda comunicou que um manifestante morreu depois da explosão de um artefato que estava em suas mãos.
 
Segundo o Ministério da Saúde da Bielorrússia, 51 pessoas foram encaminhadas ao hospital com ferimentos após os confrontos entre policiais e ativistas da oposição na capital do país
 
A Bielorrússia é governada desde 1994 por Aleksandr Lukashenko e conforme os dados divulgados pelo governo foi reeleito com 80% dos votos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL