Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

TECNOLOGIA

Inspirados em Star Wars, cientistas criam pele artificial capaz de recriar tato

Publicado em: 03/08/2020 20:10 | Atualizado em: 03/08/2020 21:36

 (Foto: Reprodução/YouTube/Star Wars)
Foto: Reprodução/YouTube/Star Wars
Pesquisadores de Singapura desenvolveram uma "pele eletrônica" capaz de restaurar a sensação do tato em pessoas que utilizam próteses. O dispositivo, que tem perto de 1 cm², é chamado ACES, ou "Asynchronous Coded Electronic Skin" e permite ao usuário sentir textura, temperatura e até dor através de 100 pequenos sensores.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Singapura, consegue processar informações mais mais rápido do que o sistema nervoso humano, reconhecendo entre 20 e 30 tipos de texturas diferentes, além de ler cartas em braille com mais de 90% de precisão.

"Os humanos precisam deslizar para sentir a textura, mas neste caso a pele, com apenas um toque, é capaz de detectar texturas de rugosidade diferente", disse o líder da equipe de pesquisa Benjamin Tee, acrescentando que os algoritmos de inteligência artificial permitem que o dispositivo aprenda rapidamente.

Tee revelou que o dispositivo foi inspirado em uma cena da saga Star Wars em que o protagonista Luke Skywalker perde a mão direita e ela é substituída por uma robótica, capaz de experimentar sensações de toque novamente.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Ministério da Saúde autoriza volta parcial da torcida na Série A
Resumo da semana: acidente em Boa Viagem, aulas liberadas e reinauguração do Geraldão
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #101 Actina e Miosina
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco