Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Filipinas suspendem compra de carne de frango brasileira

Publicado em: 14/08/2020 19:22

 (Foto: Anthony Wallace/AFP)
Foto: Anthony Wallace/AFP
Um dia depois de a China informar que detectou amostras do novo coronavírus na superfície de asas de frango compradas do Brasil, as Filipinas decidiram, nesta sexta-feira (14), suspender a importação de carne de frango brasileira. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters.

Do total de frango importado pelas Filipinas, 20% saem do Brasil. Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse ainda não ter sido informada oficialmente da suspensão, mas afirma que, se confirmada, apoiará o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) "para a apresentação dos esclarecimentos". "Se trataria de uma decisão sem fundamentação técnico-científica e pendente de esclarecimentos e demonstrações”, alega a agência.

Ainda na nota, a ABPA destaca que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltaram a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anivsa). “Ao mesmo tempo, o setor exportador brasileiro reitera que todas as medidas para proteção dos trabalhadores e a garantia da inocuidade dos produtos foram adotadas e aprimoradas ao longo dos últimos meses, desde o início da pandemia global”, explica.

Procurado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também disse ainda não ter sido notificado pelas autoridades filipinas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL