Diario de Pernambuco
Busca

Reciclagem

Dia de Combate à Poluição: saiba onde descartar lixo eletrônico

Publicado em: 14/08/2020 07:45 | Atualizado em: 14/08/2020 07:59

 (Foto: Divulgação.)
Foto: Divulgação.
Nesta sexta-feira (14), é comemorado o Dia de Combate à Poluição. A data serve para alertar sobre o problema ambiental e levanta o debate sobre as medidas para conter a degradação do planeta. E para regulamentar o descarte correto de lixo, existe a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei nº 12.305/2010. 

O descarte não especializado de equipamentos eletroeletrônicos, por exemplo, tem por consequência a liberação de substâncias tóxicas lançadas diretamente no solo e em águas superficiais e subterrâneas.

Em Pernambuco, a REECicle, empresa de gerenciamento e recebe todo esse material. E, nesse momento de pandemia criou o Drive-Thru. Nem é preciso descer do carro para entregar o material.

“Recolhemos os eletroeletrônicos de pessoas físicas e jurídicas e fazemos remanufatura reversa com esses materiais. Para cada cinco computadores restaurados, doamos um em condições plenas de uso para algum projeto de impacto social”, explica o CEO da REECicle, Sávio França.

Ele cita que atualmente bilhões estão sendo jogados nos lixões. “O momento é alterar a rota dos resíduos no Brasil. A reciclagem de eletros pode gerar 192 mil novos empregos.

Na empresa, o lixo eletrônico não é apenas desmontado e materiais separados para a reutilização. Ampliamos a visão, recuperamos o produto para que volte para o mercado”, conta.

A REECICLE emprega de forma direta 11 famílias e nove de forma indireta. Em 10 anos de atividades, seis mil computadores foram doados e 16 mil pessoas qualificadas de forma gratuitas.

A empresa fica localizada na Avenida da Recuperação, 318, no bairro de Apipucos. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No local são recebidos eletrônicos das seguintes linhas:

Linha branca: Grandes eletrodomésticos. Exemplo: Fogão, máquinas de lavar, microondas, dentre outros;
Linha azul: Pequenos eletrodomésticos e ferramentas elétricas. Exemplo: Parafusadeira, furadeira, liquidificador, ferro de passar, batedeira, dentre outros;
Linha verde: Equipamentos de informática e telefonia. Exemplo: Computador, servidor, notebook, impressora, telefones, celulares, placas e componentes destes equipamentos, dentre outros;
Linha cinza: Equipamentos de áudio e vídeo. Exemplo: Som, TV, vídeo game, home theater.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL