Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Covid-19: Noronha testa passageiros que desembarcam no arquipélago

Publicado em: 04/08/2020 20:46 | Atualizado em: 04/08/2020 21:25

 (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)
Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação
A Administração de Fernando de Noronha enviou ao Recife, nesta terça-feira (4), 65 amostras de passageiros que desembarcaram no nesse sábado (1º) na ilha. Todos os testados permanecem em isolamento até que saiam os resultados confirmando a ausência do novo coronavírus. Foram descartados para a doença mais 12 passageiros do voo da última quinta-feira (30), restando ainda três resultados pendentes.

Com as amostras que seguiram nesta terça, são ao todo 68 casos em investigação no arquipélago. Noronha tem sete pacientes ainda em recuperação, cumprindo quarentena em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, foram registrados na ilha 89 casos da Covid-19, sendo 42 identificados pelo estudo epidemiológico.

Todos os moradores e trabalhadores que desembarcam em Noronha precisam cumprir o protocolo estabelecido para a entrada de pessoas na ilha. O documento prevê regras de quarentena para os
recém-chegados e multa de dois salários mínimos para quem descumprir o isolamento. Assim que desembarcam, os passageiros recebem uma pulseira de identificação que só deve ser removida pela equipe de vigilância em saúde no fim da quarentena ou quando sair o resultado do segundo teste, realizado na ilha, confirmando a ausência do vírus.

Antes do embarque, todos devem apresentar resultado negativo em exame feito no continente, na semana da viagem. Os moradores que desejam voltar para casa precisam fazer um cadastro na Assistência Social do arquipélago. A administração, junto com o conselho distrital da ilha, organiza os grupos para cada voo de acordo com as prioridades e entra em contato informando a data do retorno de cada um. Os números para contato com a assistência social são: (81) 99488-3167 ou 98494-0311.

Estudo

Está em curso a fase de coletas da segunda etapa da pesquisa “Incidência e Prevalência da Covid-19 no Arquipélago de Fernando de Noronha”. Todos os participantes do estudo fazem novos exames de nariz e garganta, o RT-PCR, e sorológico, com amostras do sangue. Dos 904 investigados durante a primeira fase, 42 foram identificados com o novo coronavírus. A maioria teve a doença de forma assintomática e só descobriu que esteve infectado após a pesquisa.

Devido à reabertura da ilha para entrada de moradores que estavam no continente, aumentando o risco de uma nova disseminação da doença, é necessário dar continuidade ao estudo, com a participação de todos os pesquisados na primeira etapa. O estudo tem sido importante para orientar as ações de vigilância e controle da Covid-19 e no apoio a tomada de decisões da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas em Fernando de Noronha. 

Retomada

Com o controle da disseminação do novo coronavírus na ilha, algumas atividades que fazem parte da rotina dos moradores já foram liberadas. Desde o último dia 20, está permitido o funcionamento das academias de ginástica na ilha. Restaurantes, bares e lanchonetes da ilha podem funcionar, com 50% da capacidade de mesas e cadeiras.

O transporte público voltou a circular. Também já estão permitidas as celebrações religiosas e as atividades de equipes esportivas. Noronha liberou ainda o comércio varejista, salões de beleza e serviços de estética, construção civil, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. As praias também já podem ser frequentadas pelos moradores. Todos os setores e serviços precisam seguir o
protocolo para cada atividade.

Desde o dia 18 de julho, passou a ser permitido o passeio de barco na ilha. Como as demais atividades liberadas, também é preciso seguir um protocolo de prevenção ao novo coronavírus,
publicado nas nossas redes sociais. O acesso às praias de Noronha não têm mais restrição de horário e podem ser frequentadas por grupos de até 10 pessoas.

Antes, só era permitida a permanência até as 16h. Os moradores também já podem levar alimentos e bebidas para consumo próprio. Os quiosques da praia do Porto estão liberados para funcionamento mas toldos e guarda-sóis continuam vetados. As praias de Noronha estão liberadas para os moradores desde o dia 25 de maio.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL