Diario de Pernambuco
Busca

EXPLICAÇÃO

Auxílio e crédito para empresas deram gás à popularidade de Bolsonaro, diz Mourão após Datafolha

Por: FolhaPress

Publicado em: 14/08/2020 11:14

 (Foto: Valter Campanato / ABr)
Foto: Valter Campanato / ABr
O vice-presidente Hamilton Mourão creditou a melhora da avaliação do presidente Jair Bolsonaro detectada pelo Datafolha ao auxílio emergencial de R$ 600 e às linhas de crédito abertas para pequenas e micro empresas. Para o vice, essas políticas deram um "gás na popularidade do presidente".

"Muito bom, né? Acho que são as medidas que o governo tomou para combater a pandemia, elas surtiram efeito. As pessoas que estavam em situação, digamos assim, bem difícil, porque eram trabalhadores informais e perderam a capacidade de ganhar o dinheirinho deles de cada dia, receberam esse recurso do 'coronavoucher' [auxílio emergencial]", disse Mourão na manhã desta sexta-feira (14).

"[E] As pequenas e micro empresas tiveram acesso a crédito de quase R$ 30 bilhões, outras linhas de crédito foram abertas. Acho que isso deu um gás na popularidade do presidente", avaliou.
De acordo com pesquisa Datafolha, Bolsonaro está com a melhor avaliação desde que começou o seu mandato. O levantamento mostra que 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho.

Também houve queda acentuada na curva de rejeição: caíram de 44% para 34% os que o consideravam ruim e péssimo no período. Classificaram o governo de regular, por sua vez, 27%, ante 23% em junho.

O instituto entrevistou por telefone 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Questionado por jornalistas se a melhora no desempenho também poderia ser explicada pelo tom mais conciliador adotado por Bolsonaro nas últimas semanas, evitando confrontos com o Legislativo e o Judiciário, Mourão destacou que o presidente "sabe fazer política".

"O presidente, rapaz, sabe fazer política. Vamos lembrar, o cara está há 30 anos na política. Ele sabe como as coisas andam e ele tem uma visão correta dos objetivos que a gente tem que ter para buscar melhorar a situação do país e preparar o país para voos mais altos", disse o vice.

Os resultados do levantamento Datafolha foram o objeto de postagem do próprio presidente Bolsonaro, que republicou a capa do jornal Folha de S.Paulo desta sexta, que traz o resultado da pesquisa com destaque.

"Verdade, meia verdade ou fake news?", escreveu o presidente, que frequentemente critica a imprensa e a acusa de fazer oposição ao governo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL