Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Nova etapa

Ampliação de horário promete aumentar movimento em serviços de alimentação e shoppings

Publicado em: 06/08/2020 18:55

Shoppings, assim como o Tacaruna, poderão funcionar até 22h com protocolos. (Foto: Wilton Marcelino/Divulgação)
Shoppings, assim como o Tacaruna, poderão funcionar até 22h com protocolos. (Foto: Wilton Marcelino/Divulgação)

Os serviços de alimentação, como bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes e similares, vão poder funcionar por mais duas horas por dia na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul, dentro do avanço do plano de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco. A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, os estabelecimentos poderão funcionar das 6h às 22h, ante o horário anterior permitido das 6h às 20h. A ampliação do funcionamento promete aumentar o fluxo de clientes, porém o setor ainda aguarda uma flexibilização maior no horário dos serviços de alimentação. 

"O novo horário vai dar um aumento no fluxo, principalmente durante a semana. E isso vai acontecer em dois movimentos. O primeiro são os bares que não estavam nem conseguindo abrir porque não valia a pena funcionar das 17h às 20h. E agora com duas horas a mais vão conseguir abrir. O segundo é que o horário até 22h permite o fluxo de pessoas que estiverem saindodo trabalho, seja para um happy hour ou para jantar fora de casa", explicou André Araújo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE).

Porém, a expectativa do setor dos serviços de alimentação é conseguir ampliar o horário de funcionamento até meia noite. "Seria mais interessante abrir até meia noite sem tolerância porque, normalmente, o estabelecimento leva uma hora para fazer o fechamento total. Então ele funcionaria até 23h e começaria o processo de fechamento, de levar o último pedido, a conta e o pagamento, que estão demorando mais por conta dos protocolos de segurança", disse.

André Araújo ressaltou que os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos setoriais e que não vai flexibilizar com as medidas de segurança. "Vamos continuar seguindo, não podemos facilitar. Foi através dessa disciplina que houve a abertura. E vamos seguir os protocolos até para conseguir ampliar o horário para meia noite o quanto antes", concluiu.

Shoppings
Os shoppings das mesmas regiões também terão o horário de funcionamento ampliado, incluindo os serviços de alimentação. Se os centros de compras estavam autorizados a funcionar entre 10h e 20h, agora poderão estender a abertura até 22h. Para Paulo Carneiro, presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), a ampliação do horário é positiva. "O movimento nos shoppings vem crescendo dia a dia, com um bom reflexo sobre o volume de vendas, mas permanece o rígido controle no acesso e permanência das pessoas, seguindo os protocolos que proporcionam segurança para todos", afirmou, por meio de nota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco