Diario de Pernambuco
Busca

FARPAS

Abraham Weintraub recebe o título de 'persona non grata' pela Câmara Legislativa do DF

Publicado em: 13/08/2020 16:48 | Atualizado em: 13/08/2020 17:28

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nessa quarta-feira (12), o título de "persona non grata" ao ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, que, durante a gestão, fez muitas críticas à capital do país. Em uma reunião, que se tornou pública, Weintraub demonstra ódio por Brasília, ao dizer que a cidade era um “cancro de corrupção”, uma “porcaria”. A gravação foi divulgada por determinação do ministro Celso de Mello, do STF.

O deputado Chico Vigilante (PT), autor da moção, aprovada por unanimidade em votação simbólica justificou a ação. “Ele (Weintraub) merece o repúdio de toda a sociedade brasileira, e em especial da sociedade brasiliense. Além de sua pública e notória incompetência na condução das políticas educacionais e da sua completa falta de educação e de respeito à democracia e às instituições, ele também resolveu desmerecer a cidade e seus habitantes”, revelou o parlamentar.

Desde 1998, a CLDF aprovou o mesmo título a mais três personalidades:

- Augusto Pinochet, ditador chileno, em 1998;

- Jean Pierre Juneau, embaixador do Canadá, devido a proibição de importação de carne bovina brasileira, em 2001;

- George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos, com moção aprovada em 2003.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL