Diario de Pernambuco
Busca

ASSÉDIO

Seul celebra funeral de prefeito apesar de protestos

Por: AFP

Publicado em: 13/07/2020 07:47

 (Foto: Jung Yeon-je / AFP)
Foto: Jung Yeon-je / AFP
O funeral do prefeito de Seul, Park Won-soon, que cometeu suicídio depois de ser acusado de assédio sexual, aconteceu nesta segunda-feira (13), apesar de uma petição assinada por 500 mil pessoas contra a cerimônia organizada pela prefeitura.

Ex-advogado dos direitos humanos, Park foi uma figura importante do governante Partido Democrata e governou Seul, que tem quase 20% da população do país, durante quase uma década.

Park foi encontrado morto em uma montanha na sexta-feira, um dia depois de uma ex-secretária ter apresentado uma denúncia contra ele à polícia, aparentemente por assédio sexual.

Apesar da polêmica sobre sua morte, o governo municipal de Seul organizou um funeral de cinco dias para Park (dois a mais que o ritual coreano tradicional, que começa no dia da morte) e instalou um altar em homenagem ao falecido fora da prefeitura.

Mais de 20 mil pessoas prestaram homenagem durante o período de luto. Durante a cerimônia desta segunda-feira, sua filha declarou: "Eu podia sentir a alegria do meu pai em conhecer os cidadãos, um a um".

Mas uma petição on-line contrária à cerimônia, organizada no site oficial da presidência, recebeu mais de 500.000 assinaturas.

"O público deve assistir o elegante funeral de cinco dias de um político poderoso que tirou a vida por acusações de assédio sexual?", questionava a petição.

"Que tipo de mensagem estão tentando enviar?", completava a campanha. 

Park é o político de maior destaque envolvido em um caso de assédio na Coreia do Sul, uma sociedade muito patriarcal onde o movimento #MeToo ganhou força nos últimos dois anos.

O presidente Moon Jae-in enviou flores ao funeral e seu chefe de gabinete compareceu à cerimônia, assim como outros líderes do Partido Democrata (centro-esquerda).

Mas nem o líder interino do partido conservador de oposição United Future nem o principal nome do centrista Partido Popular, Ahn Cheol-soo, compareceram ao funeral. 

Quase 100 pessoas acompanharam o ofício - onde o número era limitado devido à pandemia de coronavírus - nesta segunda-feira, último dia do funeral.

O corpo de Park será cremado e as cinzas serão levadas para sua cidade natal, na província de Gyeongsang do Sul.

A morte de Park significa que a investigação do caso de assédio sexual termina automaticamente. Seus partidários tentaram identificar a mulher que apresentou a acusação, a quem culpam pelo suicídio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL