Diario de Pernambuco
Busca

Atendimento

Serviços da atenção básica à saúde têm retorno gradual em Olinda

Publicado em: 10/07/2020 10:21

Medidas preventivas foram adotadas para garantir segurança dos profissionais e usuários. (Foto: Reprodução/Secom Olinda.)
Medidas preventivas foram adotadas para garantir segurança dos profissionais e usuários. (Foto: Reprodução/Secom Olinda.)
Os atendimentos presenciais nas unidades de atenção básica e especializada estão sendo retomados gradativamente, no município de Olinda, no Grande Recife. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, serão adotadas medidas de prevenção ao novo coronavírus durante os serviços, em cumprimento aos protocolos de distanciamento social e higienização para conter curva de disseminação da Covid-19.

Desde o início da pandemia, as consultas que não podiam sofrer adiamentos como pré-natal e vacinação foram mantidas, assim como a triagem dos pacientes para atender os casos leves da Covid-19. Atualmente, o protocolo sugere ao cidadão procurar a unidade em que é cadastrado ou entrar em contato com seu Agente Comunitário de Saúde para agendamento de consulta.

Com relação aos atendimentos do serviço de saúde bucal, a Coordenação de Saúde Bucal mantém a oferta só em casos de urgência e emergência no Hospital Tricentenário e no Centro de Especialidade Odontológica da Policlínica Barros Barreto, no Carmo. Na próxima semana, a coordenação prevê a reabertura estratégica de cinco unidades de saúde para atender à população, adotando os protocolos exigidos pelo Conselho de Odontologia.

Nas unidades especializadas da rede (Policlínicas), durante o período de pico da pandemia, o atendimento era limitado a clínica, pré-natal, vacinas e teste do pezinho. Agora, com o novo modelo de retomada, além dos atendimentos anteriores, contará com o acréscimo de algumas especialidades como dermatologia, reumatologia, psiquiatria infantil e neurologia.

O Centro de Reabilitação de Olinda reiniciou os atendimentos presenciais para o público infantil esta semana. De segunda a quinta-feira, os pais que precisam do tratamento para seus filhos já podem levar as crianças nos seguintes horários: 8h às 12h e 13h às 17h. Durante três meses, a equipe, da Diretoria da Rede de Reabilitação de Olinda, atendeu os pacientes através de mensagens de vídeo, áudio e textos por conta da pandemia da Covid-19.

Capacitação
Para retomar alguns serviços nas unidades, a Diretoria de Atenção Básica (DAB) promoveu uma capacitação aos servidores da rede de saúde de Olinda. A retomada gradativa visa garantir o cumprimento das normas técnicas preventivas de todos os serviços assistenciais.

A capacitação foi ministrada pelos gerentes de territórios da Diretoria para estabelecer medidas preventivas dos protocolos de distanciamento social e higienização, visando à contenção da curva de disseminação da Covid-19, possibilitando garantir segurança aos pacientes e profissionais.

O treinamento estabeleceu medidas de organização dos fluxos dos processos internos de trabalho, ampliando a retomada dos serviços assistenciais eletivos como pré-natal, puerperal, puericultura, citologia oncótica, consultas de rotina, testagem rápida e visitas domiciliares.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL