Diario de Pernambuco
Busca

Luto

Políticos e autoridades lamentam morte de Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro

Publicado em: 09/07/2020 14:26 | Atualizado em: 09/07/2020 16:09

A matriarca da família Monteiro, Dona Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, faleceu nesta quinta-feira (9), aos 94 anos. Conhecida como Do Carmo Monteiro, ela era filha do ex-governador de Pernambuco, Agamenom Magalhães, viúva do ex-ministro Armando Monteiro Filho, com quem foi casada por 71 anos, e mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto.

Além de Armando, ela também teve outros quatro filhos: Eduardo Monteiro, Maria Lecticia Cavalcanti e Horácio Monteiro e Sérgio Monteiro (falecido precocemente).

A causa da morte foi natural e aconteceu no Hospital Português, no Paissandu. Por conta da pandemia, o velório foi exclusivo aos familiares. Durante todo o dia, autoridades e políticos lamentaram o falecimento de Dona Do Carmo. O governador Paulo Câmara, lançou nota de pesar "Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, ela era uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho", diz um trecho da manifestação de solidariedade, que concluí manifestando apoio aos familiares.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, também falou sobre o ocorrido. "É com tristeza que recebo a notícia da morte de Dona do Carmo, que teve sua trajetória de vida marcada pela integridade, posições firmes e sensibilidade social", diz uma parte da nota enviada pelo gestor da Capital.

 

O PTB, partido do ex-senador Armando Monteiro Neto, se solidarizou com o momento do correligionário. "Ainda consternados com a notícia da perda de dona Maria do Carmo, externamos a toda sociedade Pernambucana, em especial aos parentes e amigos próximos os nossos profundos sentimentos pela perda irreparável". 

Veja a íntegra das homenagens e repercussões

"Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Dona do Carmo. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, ela era uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho. Quero neste momento me solidarizar com seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio, Horácio, o ex-senador Armando Monteiro Neto e todos os familiares e amigos de Dona do Carmo."

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco


"É com tristeza que recebo a notícia da morte de Dona do Carmo, que teve sua trajetória de vida marcada pela integridade, posições firmes e sensibilidade social. Quero mandar um abraço à família, em especial aos seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Horácio e o ex-senador Armando Monteiro Neto. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e viúva do ex-ministro Armando Monteiro Filho, Dona do Carmo, com seu estilo discreto, sempre acompanhou de perto a política brasileira. Meus sentimentos a todos os seus familiares e amigos."
Geraldo Julio 
Prefeito do Recife

"O diretório do PTB de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento de dona Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro, mãe do nosso presidente de Honra, Armando Monteiro Neto.
Dona Maria do Carmo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi internada no Real Hospital Português, onde teve outras complicações decorrentes do AVC.
Nascida em 1926 no Recife, dona Maria do Carmo era filha do ex-Governador Agamenon Magalhães.
Foi casada com o ex-Ministro Armando Monteiro Filho (falecido em 2018, aos 92 anos) com quem teve 5 filhos: Maria Lectícia, Eduardo Monteiro, Sérgio (falecido aos 15 anos), Horácio, e o nosso presidente de honra do PTB-PE, Armando Monteiro Neto.
Ainda consternados com a notícia da perda de dona Maria do Carmo, externamos a toda sociedade Pernambucana, em especial aos parentes e amigos próximos os nossos profundos sentimentos pela perda irreparável."
José Humberto de Moura Cavalcanti Filho, em nome de todos que fazem o PTB em Pernambuco.

"Gostaria de externar meu pesar pelo falecimento de dona Do Carmo Monteiro. Sua trajetória marcante na política e na economia do nosso Estado, sempre ao lado do ex-ministro Armando Monteiro Filho, serve de referência pelas contribuições incontáveis para a nossa gente. Deixo meu abraço a cada um dos seus filhos, o ex-senador Armando Monteiro Neto, Eduardo Monteiro, Maria Lectícia, Horácio e Cláudio, estendendo a reverência a seus familiares e amigos."
Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

"Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Uma pessoa amada e admirada por todos. Além de uma grande mãe, esposa e avó, ela era amiga dos amigos. Ao lado do ex-ministro Armando Filho, escreveu uma bela história de amor, marcada por presteza e solidariedade. Não tenho dúvidas que Dona do Carmo vai deixar saudades no coração de todos nós. Em nome dos amigos Armando Monteiro e Eduardo Monteiro, nossa solidariedade a toda família e aos amigos."
Deputado federal Silvio Costa Filho e família

"Lamento profundamente o falecimento de dona Maria do Carmo Queiroz Monteiro. Mulher muito respeitada em Pernambuco por sua trajetória em defesa de causas sociais e por sua personalidade generosa. Compartilho meus sentimentos de pesar e solidariedade à família Queiroz Monteiro, em especial, aos filhos de dona do Carmo, Armando, Eduardo, Horácio, Lectícia e Sérgio." 
Miguel Coelho - prefeito de Petrolina

"D. do Carmo Monteiro exerceu com elegância e equilíbrio durante toda a sua vida, ao lado de Armando Monteiro Filho, a construção de uma família honrada e de marcante presença em segmentos da política e da economia de Pernambuco. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, destacou-se no trabalho social e foi referência pela forma gentil e solidária com que se relacionava com todos. Deixo consignado sentimentos aos seus filhos,  Eduardo, Maria Letícia, Horácio e Armando Neto, que souberam estender as virtudes que receberam dos pais ao cotidiano de suas próprias vidas".
Senador Jarbas Vasconcelos
 
"É com profundo pesar que lamentamos o desaparecimento de dona Maria do Carmo Monteiro. Uma mulher de fibra, que nos deixa muitas lições de companheirismo, de defesa de causas sociais, humanidade. Prestamos nossa solidariedade aos familiares, em nome dos seus filhos Eduardo e Armando Monteiro, e amigos neste momento de perda e de dor, a quem deixamos um fraterno abraço. Que Deus a guarde no merecido lugar especial e conforte a todos."
Danilo Cabral
Deputado federal

"Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de dona Do Carmo Monteiro. Uma mulher engajada nas causas sociais do nosso Estado e tão presente na vida política desde muito jovem. Meus sinceros sentimentos de pesar à família e aos amigos, que nesse momento sofrem com essa grande perda."
João Lyra Neto
Ex-governador de Pernambuco

"Foi com tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dona Maria do Carmo Monteiro. Mulher que teve atuação marcante em ações de cunho social e humanitário, Dona Do Carmo foi esposa, mãe e avó de fibra. Deixou um legado de equilíbrio e sabedoria na construção de uma família de destaque na vida pública e na economia de Pernambuco.
Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, casada com o ex-ministro Armando Monteiro Filho e mãe do ex-senador Armando Neto, sempre transitou com naturalidade pelos bastidores da política, mantendo, invariavelmente, uma conduta marcada pela gentileza.
Neste momento de despedida e saudade, quero expressar minhas condolências e solidariedade aos filhos Armando, Eduardo, Horácio, Lectícia e Sérgio, aos netos e demais familiares e amigos."
Álvaro Porto
Deputado Estadual 

"Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Dona do Carmo, mulher admirável que também faz parte da história política do nosso Estado. 
Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e esposa do ex-ministro Armando Monteiro Filho, Dona do Carmo teve uma trajetória de dedicação às causas sociais. Nos últimos anos, mesmo com idade avançada, sempre fazia questão de participar de atos públicos ao lado de seu filho, o ex-Senador Armando Monteiro Neto. 
A todos os familiares, seus filhos Armando, Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio e Horário, aos netos e bisnetos, meus sentimentos."
Marília Arraes
Deputada Federal 

"Meus profundos sentimentos a toda família Monteiro pela perda de sua matriarca Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro. Mulher firme, inteligente, natural líder. Ao longo da vida participou intensamente de todo o sucesso do marido e dos filhos. Que Deus acompanhe sua família nesse momento de perda."
Daniel Coelho
Deputado Federal 

"Pernambuco perde uma das suas maiores matriarcas, Maria do Carmo Monteiro, conhecida como dona Do Carmo. 
Quero deixar minha solidariedade aos seus filhos o ex-senador Armando Neto, Sérgio, Lectícia, Horácio e Eduardo,  presidente do grupo EQM. 
Aos 94 anos, dona Do Carmo deixa um legado  de integridade, elegância, austeridade e sensibilidade social. Grande perda para nosso estado."
Delegada Patrícia Domingos

"É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de dona Maria do Carmo Monteiro. Uma mulher que tinha Pernambuco em suas veias, que era dona de uma personalidade singular, forte e sempre presente no cenário político do Estado. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães e esposa do ex-ministro Armando Monteiro Filho, ao lado deles nos deixará saudades e ensinamentos. À família e aos amigos, minha solidariedade e abraço fraterno neste momento de dor"
Raquel Lyra
Prefeita de Caruaru
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL