Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Coronavírus

Pátio do Carmo recebe sanitização e Estação Itinerante

Publicado em: 09/07/2020 10:44

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
O Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, passou por sanitização, na manhã desta quinta-feira (9), com o objetivo de desinfectar a área, que recebe um maior fluxo de pessoas desde a última segunda-feira (6), quando começaram as celebrações eucarísticas da Festa da Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. A inclusão do local no cronograma diário de sanitização foi anunciada pelo prefeito Geraldo Julio nesta manhã, quando o gestor também divulgou que será montada uma Estação Itinerante de Orientações sobre a Covid-19 no Pátio do Carmo.

“Nós iniciamos mais uma ação de prevenção na cidade, que é a desinfecção diária de todos os locais por onde os fiéis vão passar durante a festa da padroeira. Nós também vamos instalar uma estação itinerante de orientação no Pátio do Carmo, para a distribuição de máscara, disponibilização de álcool em gel e levar informação de prevenção para a população neste momento. Queremos pedir a todos que continuem usando a máscara, o álcool em gel para fazer a limpeza das mãos e sempre que possível manter a distância do outro para que a gente possa fazer a prevenção e continuar enfrentando a pandemia, unidos aqui no Recife” disse o prefeito Geraldo Julio. 

Este ano, a Festa da Nossa Senhora do Carmo segue novos protocolos para evitar aglomerações e cumprir as orientações sanitárias de prevenção ao novo coronavírus. Os profissionais de saúde que vão estar na Estação Itinerante do Pátio do Carmo a partir da próxima segunda (13) até o dia 17, um dia depois do feriado da padroeira, vão reforçar com os fiéis que passarem pelo local a importância de respeitar o limite de 120 pessoas na Basílica do Carmo (30% da capacidade). Para os fiéis que não podem assistir às missas de forma presencial, a Basílica está transmitindo as liturgias ao vivo pela internet. 

Além das ações de prevenção realizadas pela Secretaria de Saúdedo Recife, outros setores da Prefeitura estão dando apoio nesse período da festa de Nossa Senhora do Carmo. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) estão orientando o trânsito no local e a secretaria de Controle Urbano vai auxiliar na organização nas filas de entrada no santuário.

A estratégia de desinfecção de espaços públicos, que já fazia parte do Plano de Enfrentamento à Covid-19, agora também está desempenhando papel essencial no Plano de Convivência com a doença. Desde março, já foram feitas 54 mil visitas para sanitização de unidades de saúde, de assistência social, mercados e feiras públicas, paradas e terminais de ônibus, agências da Caixa Econômica e locais de distribuição de cestas básicas, entre outros pontos de maior circulação de pessoas. Nos 700 locais visitados diariamente, já foram aplicados mais de 426 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível, cujo efeito tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas.

Com a reabertura de parques, praças e da orla da praia de Boa Viagem para caminhadas, corridas e pedalada, a Prefeitura do Recife incluiu no roteiro de sanitizações parques como Macaxeira, Caiara e Jaqueira, além do Sítio Trindade (Casa Amarela), da Orla de Boa Viagem e da Avenida Beira Rio, na Torre, no fim do mês passado. Ao todo, estão sendo sanitizadas, diariamente, mais de 30 praças e parques. Também no mês passado, por causa da reabertura do comércio, cerca de 30 vias comerciais da área central do Recife também entraram no roteiro dos agentes de saúde ambiental. 

ESTAÇÕES ITINERANTES - Além do Pátio do Carmo, que recebeu uma Estação Itinerante de Orientações para Covid-19 na semana passada e receberá outra tenda na próxima semana, a Prefeitura do Recife divulga, nesta sexta-feira (10), os demais pontos onde serão montadas as estações a partir da próxima segunda (13). Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde do Recife está distribuindo 300 mil máscaras nas estações instaladas em diferentes praças, parques, mercados e feiras da cidade, a cada semana, e também em comunidades ainda mais vulneráveis, como as que moram nas palafitas do Pina e dos Coelhos.

As tendas contam com pias para lavagem das mãos e profissionais para dar orientações sobre o uso correto e higienização das máscaras e a importância do distanciamento social. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também ensina a população a acessar os sites e aplicativos de serviços que a Prefeitura oferece, como Atende em Casa, Movimenta Recife e Dycovid (este último do MPPE e Porto Digital, parceiros da PCR). Já a equipe de Vigilância Ambiental presente nas tendas lembra a população da importância de manter os cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina: 5,7 bilhões de doses já foram compradas no mundo
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
12/08 - Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Bolsonaro: incêndios na Amazônia são mentira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco