Diario de Pernambuco
Busca

Agreste

Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, será reaberto com horário reduzido

Publicado em: 10/07/2020 09:22


Neste primeiro momento, apenas a pista de corrida e caminhada, e o espaço para barras e abdominais estarão liberados. (Foto: Secom/Garanhuns.)
Neste primeiro momento, apenas a pista de corrida e caminhada, e o espaço para barras e abdominais estarão liberados. (Foto: Secom/Garanhuns.)
Após quase quatro meses fechado por conta pandemia do novo coronavírus, o Parque Euclides Dourado, no município de Garanhuns, Agreste, será reaberto ao público a partir da próxima segunda-feira (13). A reabertura conta com medidas restritivas de segurança sanitária. Neste primeiro momento, apenas a pista de corrida e caminhada, e o espaço para barras e abdominais estarão liberados. O uso de máscaras por funcionários e freqüentadores será obrigatório e medidas visando evitar aglomerações também serão adotadas, não sendo permitido, durante a reabertura, a reunião de pessoas e atletas.

O horário de funcionamento do Euclides Dourado também será reduzido, sendo agora das 5h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, a expectativa é que, para evitar aglomerações, o espaço só funcione no período da manhã. Essa definição será anunciada ao longo da próxima semana.

Vinte lavatórios foram instalados em diversos pontos do parque para que os cidadãos possam higienizar as mãos. Também será disponibilizado detergente líquido e toalhas de papel. O espaço passará por um processo de desinfecção, através de pulverizações com desinfetantes à base de quaternário de amônia diariamente.

As demais estruturas, como academias, biblioteca, quadras esportivas, pista de skate e o playground infantil, entre outras, permanecerão com atividades suspensas, sendo reativadas gradativamente, mediante a análise quadro de contágio do novo coronavírus por parte das autoridades sanitárias no município.

Já as atividades de dança, step, step dance, funcional, jump e aeróbica, ofertadas gratuitamente pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, serão adaptadas, atendendo as medidas de distanciamento e de desinfecção de equipamentos, sendo retomadas de forma gradativa e com medidas de segurança, tanto para os profissionais, quanto para os alunos. As atividades ministradas por treinadores pessoais (personal training) serão restritas a um aluno por profissional, porém sem o uso de equipamentos acessórios às práticas, como prevêem os protocolos estabelecidos em nível estadual.

"O Parque estará sinalizado e vamos realizar campanhas educativas nas mídias sociais para que no horário compreendido entre às 5h e 9h, às pessoas do grupo de risco possam ter prioridade. Todavia, não haverá proibições quanto à faixa etária dos frequentadores", registra o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio. O titular da pasta destaca ainda que os acessos de entrada e saída do Parque serão modificados, contando com aferição da temperatura corporal na entrada. "Por conta disto, o portão lateral, localizado na avenida Simôa Gomes, será usado apenas para casos de emergência. Vamos encorajar as pessoas a cumprirem as regras, porém só garantiremos o distanciamento social com a participação de todos os freqüentadores do Euclides Dourado. Todos devem entender esse novo momento que estamos vivenciando", finaliza o secretário.

Além das ações para evitar a proliferação e o contágio pelo coronavírus, nessa reabertura, o Parque ganhará a escultura denominada Seres em Convivência, que foi confeccionada a partir de um tronco de eucalipto pelo artista plástico João Oliveira. "Trata-se de um cenário de uma criança alimentando um cavalo, retratando a relação de cuidado e amizade entre os seres de diferentes espécies, numa mensagem que pode ser trazida para os dias atuais, principalmente para nós humanos", explica o artista plástico João Oliveira, que também é autor de outras obras expostas no Parque Euclides Dourado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL