Diario de Pernambuco
Busca

PALESTRA

Major diz que PM comete abusos há 188 anos e orienta escapar de filmagens em São Paulo

Publicado em: 30/07/2020 19:01 | Atualizado em: 30/07/2020 19:12

 (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter
Em palestra para uma das primeiras turmas dos 70 mil policiais militares retreinados em São Paulo, um major da corporação orientou os agentes para que não fossem flagrados por vídeos durante abordagens. A justificativa, segundo ele, é que os abusos cometidos pela PM existem há 188 anos e sempre vão ocorrer. 

As informações foram confirmadas pelo portal de notícias Uol, que entrou em contato com dois policiais militares presentes na palestra, realizada em um batalhão da zona sul da capital paulista. "A PM faz isso há 188 anos e sempre vai fazer. Você, policial, tem que ficar atento porque sempre terá alguém filmando", teria dito o major, cujo nome não foi revelado pelos PMs, referindo-se à fundação da Guarda Civil Permanente de São Paulo, em dezembro de 1831, que viria a se transformar na Polícia Militar do estado.

O retreinamento foi ordenado, no mês passado, pelo governador João Doria (PSDB) em meio a uma série de episódios de violência policial em São Paulo. Neste período, o estado também bateu recorde de letalidade policial. 

Questionado pela reportagem do Uol, o governo paulista afirmou que, nesse retreinamento, são aprimorados "os processos de atuação da instituição", onde os policiais participam de palestras sobre polícia comunitária, direitos humanos e cidadania, abordagem policial e gestão de ocorrência.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou, em nota, que "aguarda informações mais específicas para apurar se houve algum comentário destoante da linha institucional". Leia o comunicado na íntegra:

"A Polícia Militar informa que mais de 70 mil policiais de todos os níveis hierárquicos já cumpriram as atividades do treinamento técnico-operacional, iniciado em 1º de julho. A iniciativa visa a aprimorar os processos de atuação da instituição e contempla diferentes temas, entre eles Polícia Comunitária, Direitos Humanos e Cidadania, Abordagem Policial e Gestão de Ocorrência. Durante as instruções também são realizadas a análise e estudo de ocorrências, inclusive as de não conformidade, para demonstrar claramente aos policiais a correta execução dos procedimentos operacionais padrão. A Polícia Militar aguarda informações mais específicas para apurar se houve algum comentário destoante da linha institucional". 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL