Diario de Pernambuco
Busca

ALIANÇA

Impasse no acordo comercial entre Mercocul e União Europeia

Publicado em: 02/07/2020 15:34

 (Foto: Divulgação/Unesco/Christian Lambiotte)
Foto: Divulgação/Unesco/Christian Lambiotte
Segundo comunicado emitido pelos países que formam o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) os avanços no texto final do acordo comercial com a União Europeia (UE).  

No entanto, em agosto do ano passado, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que se opunha ao projeto de tratado de livre comércio entre a UE e o Mercosul ao criticar o líder do governo brasileiro, Jair Bolsonaro, por "mentir" para ele sobre seus compromissos ligados ao meio ambiente. Destacando, que na última segunda-feira (29), Macron reiterou que se opõe à assinatura de qualquer acordo com países que não respeitem o Acordo Climático de Paris.
 
Mas, nesta quinta-feira (2), acontece uma conferência virtual que irá reunir a cúpula do Mercosul para discutir, sobretudo, a conclusão do acordo comercial com a EU, além dos acordos comerciais bilaterais com o Canadá e a Coréia do Sul e, também sobre a crise sanitária em relação a Covid-19. O chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, declarou aos ministros das relações exteriores do Mercosul que as verificações legais de um documento que rege o acordo com a União Europeia estão quase concluídas com as devidas "cooperação e flexibilidade" para superar as diferenças. "Espero que nossos coordenadores possam finalizar o texto e os anexos com os negociadores europeus após o final do verão no Hemisfério Norte para que o documento esteja pronto para assinatura", afirmou Araújo.
 
No entanto, se o presidente Bolsonaro voltou atrás em sua ameaça de retirar o Brasil do Acordo Climático de Paris, os grupos ambientais europeus ainda pedem ao bloco da UE que não sancionem um tratado comercial com o Mercosul, ressaltando a incapacidade do governo brasileiro de proteger a Amazônia. Além do mais, três Parlamentos europeus (Áustria, Países Baixos e o da região da Valônia, na Bélgica) anunciaram que não aprovarão o acordo com o Mercosul.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL