Diario de Pernambuco
Busca

Virtual

Evento discute retomada da educação em cenário de transformação digital

Publicado em: 20/07/2020 17:47 | Atualizado em: 20/07/2020 18:11

 (Foto: Pixabay/Reprodução
)
Foto: Pixabay/Reprodução
A educação do século 21 precisa e os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 serão discutidos no I Meeting Nacional de Educação em Cenários de Transformação - Os desafios da Educação no Novo Cenário. O evento virtual acontece nos dias 28 e 29 deste mês, com inscrições gratuitas.

O encontro reunirá os principais expoentes da área de educação e tecnologia e é uma iniciativa da empresa pernambucana Lumi Consult, pretende promover discussões e instigar gestores e empresários do setor a uma retomada dentro das novas exigências de ensino e dos novos protocolos de retorno às aulas presenciais, divulgados pelo governo de Pernambuco no último dia 15.

O evento será dividido em dois blocos. O dia 28 contempla o eixo "Desafios". O painel 1, que começa às 17h30, traz o tema “Tecnologia, Inovação e Educação”, a ser debatido por Luciano Meira e Victor Mirshawka Jr. O evento será realizado pela plataforma Zoom e os primeiros inscritos poderão entrar na sala e interagir com os palestrantes. Quem não conseguir poderá acompanhar todo o meeting, durante os dois dias, pelo canal da Lumi Consult no YouTube.

Ainda no dia 28, o painel 2, “Inteligência de Negócios, Dados e Privacidade na Educação”, traz para a discussão o advogado e chefe de gabinete da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Rodrigo Pellegrino, e o executivo em educação superior Rodrigo Bouyer, da Brand U.

“Os dois vão falar sobre como colocar inteligência de mercado no negócio de educação e a importância do cuidado com a privacidade dos alunos no ambiente digital. A escola que está investindo em material didático do século 21 precisa atender os requisitos de compliance, alguns deles definidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A escola estará lidando com dados pessoais sensíveis de crianças e adolescentes e precisa estar atento aos cuidados. Esse é um dos assuntos desse painel”, destaca Alberto Borges, mediador dos debates e executivo da Lumi Consult.

O segundo dia, 29, contempla o eixo “Soluções”. O painel 1 traz o tema “Trilha da Retomada”, a ser discutido pelo ex-reitor da UFPE e atual diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, e a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Beth Guedes. Este é o momento quando serão discutidos caminhos para a retomada do ensino básico e superior. “Essa demanda por transformação na educação não é algo transitório e momentâneo, é uma discussão urgente. Como fazer para retomar o ensino atendendo a tantas demandas e tantos públicos diferentes e num ambiente de incerteza? Essa é uma das pautas”, adianta Borges.

O painel seguinte, “Educação, Crise e Transformação”, vai fomentar o debate sobre o que se espera das escolas e universidades e como fazer a transformação dos atores envolvidos no processo de aprendizagem a partir deste momento. À frente das discussões estará a consultora em gestão de pessoas Ana Cantarelli e o head de inovação da startup Stape Music, Dante Freitas.

“A educação foi uma das áreas sociais mais afetadas pela pandemia da Covid-19 no Brasil. É fato que as mudanças neste setor já se fazem necessárias há algum tempo, porém com diversos fatores de resistências foram proteladas. São muitas demandas que clamam por mudanças, desde modelos de ensino e aprendizagem até demandas específicas dos setores públicos e privados, nos diversos níveis educacionais. Discutir sobre educação é importante. Colocar em prática as ideias, é essencial”, frisa o presidente do do conselho do Lide Educação e um dos mediadores do evento, Júlio Borba.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL