Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Esportes individuais estão liberados, mas os cuidados continuam

Publicado em: 13/07/2020 17:50 | Atualizado em: 13/07/2020 18:04

As pessoas voltaram a fazer as atividades nos clubes depois de quase quatro meses (Leandro Santana Especial/DP)
As pessoas voltaram a fazer as atividades nos clubes depois de quase quatro meses (Leandro Santana Especial/DP)

O esporte é o mesmo. As regras, no entanto, mudaram com a pandemia do novo coronavírus. Depois do governo do estado antecipar, por meio do decreto 49.193, a abertura de clubes para a prática de esportes individuais, a partir desta segunda-feira (13), as pessoas voltaram a fazer suas atividades nesses espaços depois de quase quatro meses paradas. O tênis é uma dessas modalidades individuais. No Squash Tennis Center, em Boa Viagem, dedicada a esse esporte há 33 anos, a recepção dos jogadores se deu com novas normas, como uso de máscara e disputas com no máximo duas duplas. O novo decreto, sistematizando as regras relativas às medidas temporárias para enfrentamento da pandemia da Covid-19, foi publicado no Diário Oficial de sábado (11).


Mônica de Sá Barros, diretora administrativa do clube, disse que a máscara poderá ser dispensada somente durante a prática, dentro de quadra. "O esporte é muito intenso e o afastamento entre os jogadores é grande em quadra, mais de dois metros, não há contato entre eles", justifica. A quadra, diz Mônica, tem 18m x 36m. Fora dessa área, no entanto, o uso da máscara é obrigatório e não haverá abertura de lanchonetes para evitar aglomeração.


A expectativa de Mônica é ver crescer o número de interessados no tênis após a pandemia. Isso porque, diz ela, as pessoas vão evitar se aglomerar em esportes como futebol ou em academias. O clube funciona com aluguel de espaço para a prática de tênis e com aulas. Essas serão retomadas na quarta-feira (15). Inicialmente o governo previa a abertura dos clubes junto com as academias, no próximo dia 20. "Alguns pais que tinham filhos no futebol têm nos procurado. O tênis é um esporte com menos fluxo de pessoas", explica.
Mesmo com a liberação é preciso manter os cuidados para reduzir riscos  de contaminação  (Leandro Santana Esp/DP)
Mesmo com a liberação é preciso manter os cuidados para reduzir riscos de contaminação (Leandro Santana Esp/DP)

O empresário do ramo de restaurantes, Eduardo Medeiros, 35 anos, voltou à prática do tênis no primeiro dia de reabertura do clube. "Foi maravilhoso. Estou com o corpo dolorido mais que o normal porque o esporte ativa todos os seus músculos. Mas ajudou a combater o stress. Em pouco tempo, espero voltar à forma física e técnica novamente. A gente tenta se exercitar em casa, mas não é a mesma coisa". Eduardo disse que escolheu o tênis porque não depende de muitas pessoas para praticar, como acontece no futebol.


O clube terá placas orientando sobre uso obrigatório de máscara, distanciamento social, uso de álcool para higienizar as mãos e evitar aglomeração após a prática do esporte. Além das aulas e aluguel do espaço para jogar, o clube também vai retomar o projeto Tênis para a vida, que oferta o esporte a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica da Comunidade da Beira do Rio, que fica vizinha ao espaço. Outro projeto social, o Instituto do tênis, também deve voltar a ativa no Squash. A iniciativa é dedicada a crianças de 5 a 10 anos e busca revelar novos talentos.


Entre as vantagens da prática do tênis estão melhora da socialização, da coordenação motora, da disciplina e da concentração. Outros esportes individuais autorizados para a prática em clubes a partir desta segunda-feira são atletismo, capoeira, golfe, hipismo, natação. As lutas, por enquanto, não estão autorizadas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL