Diario de Pernambuco
Busca

EXAME

Entenda o que a tomografia mostrou sobre o estágio da Covid-19 em Bolsonaro

Publicado em: 07/07/2020 20:07

 (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Foto: Isac Nóbrega/PR
Depois de sentir os sintomas de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contou que fez uma “chapa no pulmão”, na última segunda-feira (6). “O médico da Presidência apontou para contaminação pelo novo coronavírus, fomos fazer uma tomografia (pulmonar) no hospital das Forças Armadas aqui em Brasília. Os pulmões estavam limpos. Ou seja, não tinham nada de opaco", relatou o presidente. Porém, na manhã desta terça-feira (7), Bolsonaro anunciou que testou positivo para o novo coronavírus. Afinal, o que esse resultado quer dizer?

Segundo o diretor médico da Axial em Belo Horizonte, Lenio Gavio, o resultado mostra que Bolsonaro está numa forma não complicada de contaminação. "O Covid-19 tem um dos principais acontecimentos relacionados ao pulmão. Na maioria dos pacientes que evoluem de forma grave, é recorrente o acometimento pulmonar. As formas leves de contaminação não geram uma alteração no pulmão", explica.

A tomografia pulmonar é feita a partir de um equipamento de Raio-X onde a imagem resultante permite que o médico analise o pulmão e as estruturas que estão ao redor. No caso da Covid-19, o exame mostra uma imagem padrão que os médicos chamam de ‘vidro fosco’. “Você pede para o paciente segurar a respiração durante 20 segundos, então o ar, no resultado da de tomografia, é mostrado em preto dentro do pulmão. O vidro fosco, que é o caso da Covid-19, são essas pequenas áreas mais claras no meio dessa região escura”, explica Gavio.

“Na verdade, o ‘pulmão limpo’ traz a ideia de não haver as manchas brancas na hora do exame de tomografia pulmonar. Então, o caso do presidente seria um caso mais leve no contexto de que ele testou positivo para Covid-19 mas não teve um acometimento pulmonar”, completa o médico.

Gavio lembra da importância da tomografia pulmonar na hora de tratar o paciente. Segundo ele, o paciente que não tem o acometimento pulmonar, ou seja, que não está em um estágio avançado da doença, não precisa iniciar o tratamento contra a Covid-19. Entretanto, o presidente afirmou que começou o tratamento com utilizando hidroxicloroquina e azitromicina na última segunda-feira.

Apesar de a doença não parecer estar em um grau avançado, o médico afirma que o presidente precisa continuar com o acompanhamento médico para analisar sua evolução. “Uma testagem logo nos primeiros dias pode mostrar que o paciente não tem um acometimento pulmonar, o que pode vir, ou não, a acontecer ao longo da evolução”, afirma.

O médico lembra que o Covid-19 pode a baixar a imunidade e uma deficiência no mecanismo de defesa pulmonar. “Quando você identifica, na tomografia, essa situação específica de Covid-19, está sendo recomendado o uso de um antibiótico que tenha alguma ligação com o acometimento pulmonar, para evitar uma infecção secundária”, diz o médico.

Além disso, Gavio explica que os outros exames fazem uma análise da presença ou não da Covid-19. “A tomografia tem ajudado a identificar a gravidade da doença no paciente, como o caso do presidente. Outro objetivo é comprovar o estágio da Covid-19 naquele paciente, já que o resultado fica pronto em cerca de 10 minutos." Entretanto, o médico lembra que a tomografia é recomendada como forma de identificar a presença do vírus somente quando não há a possibilidade de fazer o teste RT-PCR. 

A tomografia pulmonar pode ser feita pelo Sistema de Saúde Único (SUS) ou em uma clínica particular, pelo valor médio de R$ 200. Segundo o médico, esse exame será realizado nos hospitais de campanha de Belo Horizonte.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL