Diario de Pernambuco
Busca

INVESTIGAÇÕES

Embaixada da China relata pneumonia 'mais mortal que a Covid-19' no Cazaquistão; país nega

Publicado em: 10/07/2020 10:13

 (Foto: Ruslan Pryanikov/AFP)
Foto: Ruslan Pryanikov/AFP
A embaixada da China no Cazaquistão alertou seus cidadãos a tomar precauções contra um surto de pneumonia no país que, de acordo com o órgão, é "mais letal que a Covid-19". 

A entidade, através de comunicado na sua conta oficial do WeChat, afirmou que houve um "aumento significativo" de casos nas cidades de Atyrau, Aktobe e Shymkent desde meados de junho.

No Cazaquistão, a pneumonia matou 1.772 pessoas na primeira metade do ano, com 628 mortes somente em junho, incluindo cidadãos chineses, informou a embaixada.

Ainda não está claro se é causado por um vírus relacionado ao novo coronavírus ou por uma cepa diferente. 

A embaixada disse que o Ministério da Saúde do Cazaquistão e outras instituições de saúde estão agora realizando um "estudo comparativo", mas ainda não há conclusões.

De acordo com um relatório divulgado na terça-feira pela Kazinform, a agência de notícias estatal do Cazaquistão, o número de casos de pneumonia "aumentou 2,2 vezes em junho, em comparação com o mesmo período de 2019".

Posicionamento
As afirmações "da mídia chinesa não correspondem à realidade", afirmou nesta sexta-feira o ministério cazaque da Saúde, sem uma referência ao comunicado da embaixada chinesa.

O ministério mencionou pacientes registrados como afetados por pneumonia e não pelo novo coronavírus, apesar dos sintomas, pois os testes de Covid-19 foram negativos. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL