Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

MAU EXEMPLO

Em meio à pandemia, políticos se aglomeram durante reabertura de hospital em Camaragibe

Publicado em: 10/07/2020 19:43 | Atualizado em: 10/07/2020 19:45

Os políticos não respeitaram o distanciamento social durante a reinauguração do centro médico (Foto: Victor Patrício / Prefeitura de Camaragibe)
Os políticos não respeitaram o distanciamento social durante a reinauguração do centro médico (Foto: Victor Patrício / Prefeitura de Camaragibe)
O Centro de Especialidades Médicas de Camaragibe (Cemec) foi reinaugurado nesta sexta-feira (10). O hospital é localizado no bairro de Tabatinga. O centro médico estava fechado desde 2016. Apesar do contexto de pandemia de Covid-19 - uma doença sem vacina ou remédio, onde é recomendado o distanciamento social - a reinauguração contou com um evento com a presença da prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e Ricardo Teobaldo (Podemos), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP) e sua colega de Casa Legislativa, deputada Gleide Ângelo (PSB).

Nas imagens do evento, divulgadas pela própria Prefeitura de Camaragibe, apesar de todos estarem de máscara, acessório recomendado para diminuir os riscos de contágio, os políticos e apoiadores estavam no local sem respeitar a distância de 1,5 metros, outra recomendação para evitar proliferar o novo coronavírus, responsável pela morte de 556.863 pessoas em todo o planeta segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-PE), em Camaragibe, no Grande Recife, a doença matou 110 pessoas. A cidade registrou, desde o início de sua epidemia local, 584 casos graves. Em média, para cada cinco casos graves, um é fatal na cidade.
 
O deputado Silvio Costa Filho também publicou imagens do corte da fita de inauguração em seu perfil no Instagram. Apoiadores de Nadegi e a própria prefeita, que é médica, também publicaram em seus perfis na rede social os registros de aglomeração social durante o evento. 

Apesar do desrespeito à recomendação de saúde, a prefeita, entre apoiadores, comemorou a reabertura do centro médico. No evento, declarou: “Muito feliz em fazer essa grande reinauguração de um instrumento tão importante para a comunidade de Camaragibe. Hoje é um dia histórico para Camaragibe! Quero enaltecer a importância de reabrir o Cemec Tabatinga. E reabrir com uma equipe aguerrida e disposta! É com força, garra e determinação que nós vamos conseguir vencer essa batalha da saúde. Agradeço imensamente a todos que deram a sua contribuição para que esse sonho se tornasse realidade”, disse. 

O secretário municipal de saúde, Arnon Nascimento, afirmou que foi preciso muita dedicação e compromisso para reinaugurar o Cemec Tabatinga. “Não foi fácil reabrir. Tudo estava muito sucateado. Foi necessário fazer uma reforma grande para conseguir devolver à população um centro médico de qualidade, com equipamentos novos e todo conforto que a população de Camaragibe merece”, alegou.

O deputado federal Ricardo Teobaldo, que mandou a emenda para compra de cinco ambulâncias - duas já entregues -, parabenizou o trabalho do executivo municipal de Camaragibe com a reabertura do Cemec Tabatinga. “Camaragibe testou uma mulher na prefeitura e está vendo que está começando a dar certo. Doutora Nadegi pegou o município desorganizado, com dificuldade. Mas com trabalho, dedicação e a sensibilidade dela, da mulher, está conseguindo fazer as coisas acontecerem no município”, disse. 

Silvio Costa Filho, líder do partido de Nadegi, o Republicanos, em Pernambuco, também falou na ocasião. “Nós sabemos a realidade que a prefeita Doutora Nadegi assumiu o município. E não está sendo fácil ser prefeito em um momento tão difícil que vive o país. Mas com todo esforço, a prefeita tem trabalhado para trazer investimento e ações que possam melhorar a qualidade de vida da população. O Cemec Tabatinga é um exemplo disso”, comentou.

O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, aproveitou a ocasião para reforçar o apoio à gestão. “Em um momento de dificuldade, de aperto, a prefeita vem atender esta comunidade da Tabatinga com um equipamento que estava há anos fechado. Por isso, viemos aqui dar nossa palavra de apoio e parabenizar a gestão que pegou a casa desarrumada, e, em pouco tempo, está mostrando muito serviço”, elogiou.

A deputada Gleide Ângelo também aproveitou o evento para elogiar a gestão de Nadegi. “É uma honra muito grande participar de um momento como este. Sabemos que hoje tudo está fechando. E quando você vê um gestor abrindo, significa que a gestão está sabendo administrar seus recursos. E neste momento de pandemia, nós sabemos o quanto isso é necessário. É um ganho, uma conquista muito grande. A prefeita é médica e sabe da importância da entrega de um equipamento deste em um momento como esse”, afirmou.

Os pacientes do Cemec Tabatinga devem ter à disposição uma sala de medicação; quatro consultórios, três salas de repouso e uma sala vermelha com respirador. A equipe do centro contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ambulância 24 horas. O local funcionará com serviço de urgência e emergência 24 horas, onde serão atendidos adultos e crianças. Também vai oferecer atendimentos especializados, com médico clínico, ginecologista, pediatra e dentista, entre outras especialidades.

Respostas

Sobre a aglomeração, a Prefeitura de Camaragibe, por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que apenas os parlamentares foram convidados para a reinauguração do Cemec. A administração municipal destacou que centro estava fechado desde 2016 e, em um ano de gestão de Nadegi, o local foi reaberto e já está à disposição da população. A posição oficial da prefeitura é a de que os populares presentes foram ao evento de forma espontânea porque a reabertura do Cemec era uma demanda popular. O deputado federal Silvio Costa Filho e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, por meio de suas assessorias de comunicação, acompanharam o posicionamento oficial da Prefeitura de Camaragibe.

O deputado federal Ricardo Teobaldo respondeu que foi à reinauguração a convite da Prefeitura de Camaragibe e que, assim que fez sua fala, foi embora. A equipe do parlamentar aproveitou para reiterar que ele é a favor de todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A assessoria de comunicação da deputada Gleide Ângelo afirmou que durante o evento a parlamentar usava máscara e manteve o distanciamento social dentro do possível conforme fotos registradas em outros momentos, não podendo manter o controle sobre outros convidados no momento do corte da fita. “A deputada tem mantido o isolamento e distanciamento social, inclusive ficando em casa. Tendo marcado presença no evento de relevante importância  para os residentes de Camaragibe”, diz a nota.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina: 5,7 bilhões de doses já foram compradas no mundo
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
12/08 - Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Bolsonaro: incêndios na Amazônia são mentira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco