Diario de Pernambuco
Busca

Medidas

Divulgados protocolos para reabertura de serviços de alimentação

Publicado em: 10/07/2020 19:58 | Atualizado em: 10/07/2020 20:09

Estabelecimentos deverão manter distanciamento de 1,5 metro entre as mesas.  (Foto: Pixabay/Divulgação)
Estabelecimentos deverão manter distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. (Foto: Pixabay/Divulgação)

A reabertura dos serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafeterias, bares e similares, está prevista para acontecer no próximo dia 20 em 72 municípios da Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Sul e Mata Norte. O setor deve seguir protocolos específicos, divulgadas nesta sexta-feira pelo governo do estado. Os estabelecimentos não devem funcionar das 20h às 6h, a capacidade será reduzida a 50% de funcionamento e regras de distanciamento e higiene estão entre as normas estabelecidas para o setor. 

Bares também devem reabrir no dia 20 de julho seguindo protocolos

Os serviços de alimentação devem atender ao distanciamento de 1,5 metro entre mesas e pontos de caixa e espera. O uso de máscara é obrigatório para todos os funcionários e para os clientes que não estejam se alimentando. Além disso, não será permitida a acomodação de mais de 10 pessoas por mesa. Também não poderão ser realizados shows e a música ambiente deve respeitar a limitação de 35 decibéis. Álcool 70% deve ser disponibilizado nos pontos de entrada e atendimento, além de que a limpeza de mesas, cadeiras, bandejas deve ser reforçada, e de superfícies mais tocadas e banheiros a cada duas horas. Os cardápios devem ser de material que possibilite a desinfecção após cada atendimento. 

No caso dos bufês, os alimentos devem ser cobertos por protetores salivares com fechamento frontal e lateral. Para self service, é preciso disponibilizar luvas de plástico descartáveis no começo da fila, antes do toque na bandeja ou pratos, enquanto os talheres devem ser protegidos por embalagens individuais. Os estabelecimentos devem oferecer sachês individuais de sal, pimenta palito de dente e adoçantes. 

Na cozinha, é preciso reservar um espaço para a higienização dos alimentos segundo o Programa Alimento Seguro ou outro protocolo similar. Reuniões presenciais com os trabalhadores devem ser evitadas e, se imprenscidíveis, devem ser feitas em locais abertos e mantendo o distanciamento. As mercadorias de coleta e entrega devem estar em local com controle exclusivo do estabelecimento, não devendo estar exposta para retirada direta pelo prestador de serviço ou cliente. Ainda é recomendado a implantação de guichês de atendimento ao público, nos pontos decoleta, com anteparos de vidro ou acrílico para proteção das pessoas. 

Trabalhadores que apresentarem sintomas gripais devem ser orientados pelo proprietário a acessar o aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Todos os protocolos podem ser acessados no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL