Diario de Pernambuco
Busca

Polícia

Criminosos aproveitam quarentena para assaltar quiosques em Boa Viagem

Publicado em: 08/07/2020 17:50 | Atualizado em: 08/07/2020 18:10

 (Foto: Cortesia / Alexsandro Bezerra)
Foto: Cortesia / Alexsandro Bezerra
O quiosque de número 45, localizado na Orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi alvo de ação criminosa durante a madrugada desta quarta-feira (8). Do estabelecimento, fechado para atendimento durante a quarentena no estado, foram levados apenas um liquidificador, alguns salgadinhos e doces. Os demais produtos haviam sido retirados previamente por segurança, já que esta é a sexta vez que o comerciante Alexsandro Bezerra vê o seu estabelecimento arrombado. 
 
“Eles quebraram o vidro e puxaram a parte de trás (do quiosque). Estavam procurando alguma coisa de valor. Como não acharam, levaram um liquidificador que eu tinha deixado lá e produtos de bomboniere, como salgadinho, chocolate. Mas o prejuízo maior foi o quebra-quebra que fizeram. O vidro mesmo custa R$ 250. E quem que vai pagar esse prejuízo? Aqui a gente está abandonado”, explica o dono do local há quatro anos. 

Alexsandro, dono do quiosque, protege as janelas com tapumes para evitar novos assaltos (Foto: Mariana Moraes / DP)
Alexsandro, dono do quiosque, protege as janelas com tapumes para evitar novos assaltos (Foto: Mariana Moraes / DP)

 
Em fevereiro deste ano, o quiosque de Alexsandro foi depredado e invadido três vezes na mesma madrugada. A primeira investida se deu por volta das 3h30, quando dois homens estouraram o vidro do Quiosque 45 e arrombaram a porta, além de quebrar móveis e revirar o estabelecimento. Uma equipe do 19º Batalhão da Polícia Militar (PM) foi acionada e conseguiu prender os suspeitos. Mais tarde no mesmo dia, três pessoas aproveitaram que o local ficou aberto para invadi-lo outras duas vezes. Elas também foram presas pela ronda da PM. Foram recuperados 12 caixas de cerveja, com um total de 144 latas, e energéticos, que tinham sido furtados na ação. 
 
O cenário, que já era preocupante, piorou durante a quarentena. As notícias sobre roubos e depredações na Orla de Boa Viagem têm sido ainda mais frequentes. Os ladrões vêm o movimento baixo nas ruas e a falta de atividade dos comerciantes como convite. “Na pandemia foi a primeira vez que meu quiosque foi arrombado. Mas desde que ela começou, creio que uns 15 já foram arrombados”, explica Alexsandro. “Vejo sendo feito trabalho de monitoramento. Pelo menos quatro vezes que o meu quiosque foi arrombado os culpados foram encontrados por causa das câmeras de segurança. Mas não há polícia ostensiva de fato no dia a dia.” 
 
Andando mais um pouco no calçadão, é possível observar outros estabelecimentos vandalizados. O quiosque de número 31, por exemplo, cobre suas entradas com panos. O estabelecimento foi assaltado nove vezes durante a pandemia, na última investida, no dia 2 deste mês, foram levadas as portas e janelas de alumínio do local. Prejuízo que chega a 15 mil reais. 

Janela do Quiosque 31 está coberta por panos após vandalismo (Foto: Mariana Moraes / DP)
Janela do Quiosque 31 está coberta por panos após vandalismo (Foto: Mariana Moraes / DP)

 
Para se assegurar que o quiosque não será invadido nesta noite, Alexsandro colocou tapumes nas janelas. “Não somos considerados serviço essencial e eu não consigo realizar entregas, estou completamente parado neste período. Nossos quiosques estão fechados, não estamos vendo nenhum dinheiro. Agora tenho que gastar para reparar o vandalismo feito por marginais. Nós que ficamos no prejuízo.” 
 
Resposta da Polícia Militar 
 
Por nota, a Polícia Militar informou que, embora tenham acontecido estes eventos, desde o início da quarentena, em março, os números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na Orla de Boa Viagem, caíram. Considerando os números de CVP, em março a redução foi de 76%, o mês de abril registrou 88% de redução no número de CVP e no mês de maio a redução foi de 93% no local, se comparados ao mesmo período do ano passado e até o dia 19 do último mês não foi registrado nenhum CVP na orla de Boa Viagem. Também não há notificação de homicídio no local. 

A PM informou também que, de março a junho, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS) registrou apenas dois chamados para ocorrência no local. No dia 26 de maio, PMs prenderam um homem após o furto a um quiosque. No último dia 09, a Polícia Militar evitou outro assalto, detendo três suspeitos. Dois adolescentes foram apreendidos, enquanto o outro membro do grupo, já adulto, foi preso em flagrante. Os envolvidos foram encaminhados para a GPCA. 
 
“No último dia (01), dois homens foram flagrados pelo sistema de videomonitoramento retirando materiais de um quiosque abandonado, na Avenida Boa Viagem. Uma equipe do 19 BPM foi acionada e conseguiu deter a dupla, que foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as imagens da ocorrência”, diz trecho da nota. “O policiamento ostensivo no local é realizado pelo 19° BPM, que independentemente do esforço no combate à epidemia do Covid-19 mantém inalterado o esquema de segurança no bairro, incluindo a Orla de Boa Viagem. A unidade lança diariamente Guarnições Táticas e equipes em motocicletas, além de contar com o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e apoio das unidades especializadas como os Batalhões de Choque e de Trânsito, a Companhia Independente de Policiamento com Motocicleta e o Regimento de Polícia Montada.” 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL