Diario de Pernambuco
Busca

Arborização

Conheça as espécies de plantas que promovem bem-estar em casa

Publicado em: 13/07/2020 08:28 | Atualizado em: 13/07/2020 08:44

Cultivar plantas em casa pode atrair boas energias e promover o bem-estar. (Foto: Divulgação.)
Cultivar plantas em casa pode atrair boas energias e promover o bem-estar. (Foto: Divulgação.)
Neste período em que é necessário ficar em casa precisamos de resiliência, paciência e empatia. Uma boa opção para se distrair e enfrentar a quarentena é montar uma horta ou cultivar plantas. Além de limpar o ar e decorar a casa, a jardinagem em si pode ser uma verdadeira terapia e uma ótima alternativa para favorecer o bem-estar durante o isolamento social. 

"Abrir um espaço em casa para abrigar um jardim, não é só uma maneira de integrar a natureza ao cenário urbano. A jardinagem é também uma atividade extremamente relaxante, que pode trazer diversos benefícios à saúde mental. Além disso, ter uma hortinha em casa é sinônimo de saúde, um incentivo para ter a alimentação mais saudável e com isso melhorar o sistema imunológico, principalmente nesse período que estamos vivendo", comenta a chefe do Plantio e Projetos de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente do Recife, Alessandra de Carvalho.

Outra opção é montar uma horta caseira. Para ajudar a deixar esse período de quarentena mais tranquilo, uma boa escolha é cultivar plantas que ajudam a acalmar e relaxar. Para quem não quer ter muito trabalho diário com as plantas, uma boa dica é montar um jardim com cactos e suculentas, que são espécies capazes de armazenar uma grande quantidade de água e, por isso, só precisam ser regadas uma vez por semana. Além disso, elas têm uma tonalidade de verde bonita, que ajuda a criar um cantinho mais relaxante e terapêutico em casa.

Para quem mora em apartamento, existem várias espécies que podem ser plantadas em vasos. Em qualquer situação, é importante que o local escolhido receba luz do sol em, pelo menos, um período do dia. De acordo com Alessandra Cavalcanti, a manutenção de hortas é muito fácil. O único cuidado indispensável é regá-la diariamente para os vegetais cultivados não perderem o vigor. Se preferir, poderá adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral ou outro tipo de sua preferência, sempre seguindo as instruções do fabricante. Desta forma, a quarentena é uma oportunidade de rever hábitos diários, incluir novas atividades e dar atenção a ações conectem o ser humano com a natureza de forma simples e cheia de empatia.

Entre as espécies que possuem funções ligadas ao bem-estar estão:

- Lavanda, da lavanda é possível extrair um dos mais versáteis e tranquilizantes dos óleos essenciais, que ajuda a ter uma noite de sono restauradora;

- Alecrim é uma das plantas com efeitos calmantes e, além de ser usada para fazer chás, a planta do alecrim também transforma-se em óleo essencial já que seu aroma é relaxante;

- Hortelã, popularmente usado para fazer chás, o hortelã é um calmante natural. Seu perfume característico é relaxante, o que faz com que a erva seja muito usado em aromaterapia;

- Manjericão, tem um aroma característico que dá energia e melhora o ânimo. É uma das espécies usadas em óleos essenciais ajudam a aliviar os sintomas de cansaço;

- Erva-cidreira, ajuda a aliviar o estresse e auxilia, inclusive, no relaxamento muscular. A espécie pode ser usada como chá. O óleo de Capim Cidreira também é muito usado para reduzir a ansiedade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL