Diario de Pernambuco
Busca

DEPÓSITO

Complexo nuclear do Irã sofre incêndio; governo fala em sabotagem

Por: FolhaPress

Publicado em: 02/07/2020 18:13

 (Foto: Handout/AFP
)
Foto: Handout/AFP
O Irã relatou nesta quinta-feira (2) um acidente no complexo nuclear de Natanz, que não causou vítimas ou contaminação radioativa, segundo o governo. As informações disponíveis dão conta de que um incêndio atingiu um depósito, onde não havia material nuclear.

Além disso, não houve interrupção da atividade do centro de enriquecimento de urânio no local, que opera no ritmo habitual, segundo Behruz Kamalvandi, porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica. Ele disse também que as causas serão investigadas.

Apesar de considerar o caso um acidente, o regime iraniano alertou, por meio de uma agência estatal de notícias, que o ocorrido pode ter relação com uma sabotagem feita por israelenses.
A possibilidade de sabotagem não é descartada por especialistas. Natanz foi alvo de um ataque de um vírus de computador em 2010, que provocou danos em centrífugas.

O acidente ocorreu uma semana depois de outro caso parecido. Em 26 de junho, houve uma explosão perto de instalações militares em Parchin, nos arredores de Teerã, que também não deixou vítimas, segundo o governo.

O Irã firmou um acordo em 2015, para limitar seu programa nuclear em troca do alívio de sanções. No entanto, os Estados Unidos se retiraram do tratado em 2018 e reimpuseram sanções. O acordo segue mantido com países europeus, mas o governo iraniano passou a abandonar alguns dos itens do acordo a partir de 2019.

As instalações de Natanz são um dos locais de enriquecimento de urânio monitorados pela agência de vigilância atômica ligada à ONU. Este acompanhamento é parte do acordo de 2015.

O país sempre negou que buscasse desenvolver uma arma nuclear, como argumentam os Estados Unidos e Israel, e diz que seu programa de pesquisa é voltado para a geração de energia.

Em janeiro, os EUA mataram o principal comandante militar iraniano, Qassim Suleimani, em uma operação no Iraque. Houve risco do início de uma guerra entre os dois países, mas as tensões se acalmaram nas semanas seguintes.

O Irã foi duramente afetado pela pandemia de coronavírus. Houve ao menos 232 mil casos e 11 mil mortes. O total de infectados é próximo ao de países com Espanha e Itália.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL