Diario de Pernambuco
Busca

Transporte

Com aumento de passageiros, Metrô do Recife amplia horário de funcionamento

Publicado em: 09/07/2020 11:26

Movimentação na manhã desta quinta era intensa na Estação Recife, no bairro de São José, Centro da capital. (Foto: Paulo Paiva/DP FOTO.)
Movimentação na manhã desta quinta era intensa na Estação Recife, no bairro de São José, Centro da capital. (Foto: Paulo Paiva/DP FOTO.)

O Metrô do Recife começou a funcionar em horário ampliado nesta quinta-feira (9). As Linhas Centro e Sul funcionarão das 5h30 às 9h30 e das 15h30 às 21h. O serviço adotou horários reduzidos de circulação dos trens das linhas Centro e Sul, além de interromper a operação na linha diesel (VLT), desde o dia 21 de março, por conta da pandemia no novo coronavírus. A ampliação do horário em uma hora ocorre por conta do aumento da demanda de usuários. Com o avanço das etapas do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19 do Governo de Pernambuco, mais pessoas estão se deslocando pela cidade. 

Apesar da rotina modificada por conta do risco da Covid-19, os problemas continuam os mesmos para quem depende do transporte. Em horários de pico os vagões saem lotados e a distância de 1,5, recomendada por autoridades sanitárias para diminuir o risco de contágio, não é respeitada. "Quem depende de coletivo continua sofrendo. É aperto, passagem cara, falta de manutenção, trem demorando muito e quebrando no meio do caminho. Esse período de menor movimento poderia ser aproveitado para reforçar a manutenção do sistema", opina a técnica de enfermagem Luciana Cardoso, de 50 anos.

Na manhã desta quinta-feira (9), o movimento era intenso na Estação Recife, no bairro de São José, Centro da capital. A maioria dos usuários atendia à recomendação fixada em cartazes de usar máscara. Quem ainda insistia a não se proteger, era abordado por seguranças e orientado sobre as medidas de prevenção.

A técnica de enfermagem Luciana Cardoso, 50, depende do transporte e critica falta de manutenção. (Foto: Paulo Paiva/DP FOTO.)
A técnica de enfermagem Luciana Cardoso, 50, depende do transporte e critica falta de manutenção. (Foto: Paulo Paiva/DP FOTO.)

Apesar das críticas, o reforço na higienização tem sido percebido pelos usuários. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os trens recebem limpeza nos períodos de recolhimento, entre viagens e ao término da operação comercial "A limpeza melhorou um pouco. Agora, antes da viagem às vezes limpam os corrimões e os assentos", comenta Adelinete de Araújo, 49, que frequenta as estações Rodoviária e Central todos os dias para de descolar do município de São Lourenço até o Recife.

O Metrô do Recife transportava em médica 400 mil passageiros por dia. Desde o início da pandemia houve uma diminuição da frequência de usuários, mas o movimento está sendo retomado com a volta de alguns setores econômicos no estado. De acordo com a CBTU, foi registrado aumento de 8,17% a partir do mês de junho, quando teve início o cronograma de retorno das atividades. A retomada do serviço no horário integral ainda não é possível, já que 50% dos empregados da operação e manutenção estão afastados por pertencerem ao grupo de risco para a Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL