Diario de Pernambuco
Busca

Canal Ibiporã

Câmara do Recife aprova obra que beneficiará 48 mil famílias do Coque

Publicado em: 06/07/2020 16:45

Obras no canal começaram em 2013. (Foto: Carlos Oliveira/Arquivo/PCR)
Obras no canal começaram em 2013. (Foto: Carlos Oliveira/Arquivo/PCR)
A Câmara Municipal do Recife aprovou, na manhã desta segunda-feira (6), a conclusão imediata das obras de revestimento e urbanização do Canal Ibiporã, no Coque, Ilha Joana Bezerra, área central da cidade. O trabalho, estimado em R$ 10 milhões, vai beneficiar diretamente 48 mil famílias e terá impacto ainda na preservação de áreas de mangue da capital pernambucana.

O Canal do Ibiporã tem 712 metros de extensão e quatro metros de largura. Entre 2013 e 2015, os primeiros dois trechos foram revestidos e urbanizados - os dois restantes equivalem a pouco mais de 400 metros. O canal liga a estação Joana Bezerra ao mangue. Com a conclusão do trabalho, a água vai parar de receber toneladas de lixo e esgoto.

“A conclusão dessa obra se faz extremamente necessária. Vai facilitar o acesso de quase 50 mil famílias a serviços básicos de saneamento. Isso trará impacto imediato na saúde das pessoas que ali residem, reduzirá os riscos de alagamento nos períodos chuvosos e ainda vai promover a valorização imobiliária no bairro”, disse o vereador Augusto Carreras (PSB), que apresentou o requerimento à Prefeitura do Recife. "Sem contar que é uma forma de preservar as áreas de mangue e o Rio Capibaribe”, completou.

Além do revestimento do canal, as obras preveem a pavimentação da Rua Ibiporã, a construção de calçadas ao longo do canal, implantação de ciclovia, rampas de acessibilidade, passarelas para pedestres, iluminação pública e plantio de grama e árvores de pequeno porte.

Na semana passada, o vereador Augusto Carreras acompanhou engenheiros da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) em uma visita ao Canal Ibiporã para ver detalhes do projeto e da execução da obra. “Esse era um pleito antigo da comunidade e, felizmente, vamos conseguir atender”, disse o parlamentar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL