Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Canal Ibiporã

Câmara do Recife aprova obra que beneficiará 48 mil famílias do Coque

Publicado em: 06/07/2020 16:45

Obras no canal começaram em 2013. (Foto: Carlos Oliveira/Arquivo/PCR)
Obras no canal começaram em 2013. (Foto: Carlos Oliveira/Arquivo/PCR)
A Câmara Municipal do Recife aprovou, na manhã desta segunda-feira (6), a conclusão imediata das obras de revestimento e urbanização do Canal Ibiporã, no Coque, Ilha Joana Bezerra, área central da cidade. O trabalho, estimado em R$ 10 milhões, vai beneficiar diretamente 48 mil famílias e terá impacto ainda na preservação de áreas de mangue da capital pernambucana.

O Canal do Ibiporã tem 712 metros de extensão e quatro metros de largura. Entre 2013 e 2015, os primeiros dois trechos foram revestidos e urbanizados - os dois restantes equivalem a pouco mais de 400 metros. O canal liga a estação Joana Bezerra ao mangue. Com a conclusão do trabalho, a água vai parar de receber toneladas de lixo e esgoto.

“A conclusão dessa obra se faz extremamente necessária. Vai facilitar o acesso de quase 50 mil famílias a serviços básicos de saneamento. Isso trará impacto imediato na saúde das pessoas que ali residem, reduzirá os riscos de alagamento nos períodos chuvosos e ainda vai promover a valorização imobiliária no bairro”, disse o vereador Augusto Carreras (PSB), que apresentou o requerimento à Prefeitura do Recife. "Sem contar que é uma forma de preservar as áreas de mangue e o Rio Capibaribe”, completou.

Além do revestimento do canal, as obras preveem a pavimentação da Rua Ibiporã, a construção de calçadas ao longo do canal, implantação de ciclovia, rampas de acessibilidade, passarelas para pedestres, iluminação pública e plantio de grama e árvores de pequeno porte.

Na semana passada, o vereador Augusto Carreras acompanhou engenheiros da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) em uma visita ao Canal Ibiporã para ver detalhes do projeto e da execução da obra. “Esse era um pleito antigo da comunidade e, felizmente, vamos conseguir atender”, disse o parlamentar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro: incêndios na Amazônia são mentira
Putin anuncia vacina com imunidade duradoura
Rhaldney Santos entrevista o pré-candidato à prefeitura de Jaboatão Arnaldo Delmondes
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco