Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Brasil não atingiu 'imunidade de rebanho', diz braço da OMS nas Américas

Publicado em: 14/07/2020 19:13

Diretora-geral da Opas, Carissa Etienne (Foto: SAUL LOEB / AFP)
Diretora-geral da Opas, Carissa Etienne (Foto: SAUL LOEB / AFP)
A Organização Pan-americana da Saúde (Opas), braço da Ogranização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, fez um alerta nesta terça-feira (14) ao continente, considerado atual epicentro da pandemia do novo coronavírus. A entidade informou que a região foi responsável por 64% das novas mortes por Covid-19 registradas na última semana e 60% de todos novos casos.

De acordo com a Opas, a mortalidade na região é preocupante. Nesta semana, o continente americano registrou 6,8 milhões de casos da doença e um total de 288 mil mortes. Os números correspondem a aproximadamente metade de todos os casos registrados no mundo inteiro.

O Brasil, segunda nação do mundo com maior número de casos e mortes pela doença, recebeu um alerta especial. Segundo a Opas, não há evidência de que nenhuma área do país tenha atingido a chamada  "imunidade de rebanho", que consiste em 50% a 80% da população já ter sido exposta ao vírus. 

"A pesquisa feita em Manaus encontrou prevalência de anticorpos na população bem menor do que o suficiente para caracterizar 'a imunidade de rebanho'. E estamos aprendendo a cada dia com a doença. É importante testar a população, mas não se pode dizer que imunidade foi atingida em Manaus e ainda há sobrecarga de leitos", afirmou o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Opas, Marcos Espinal. 

O orgão, no entanto, alerta que a estratégia não é recomendada para a contenção do vírus. Ainda segundo o diretor, pesquisas britânicas recentes mostram que os anticorpos que podem destruir o vírus podem enfraquecer em cerca de 3 meses, o que indicaria que a imunidade à doença é de curto prazo, como na gripe comum. "Não recomendamos a estratégia de tentar se buscar a imunidade de rebanho, porque os custos em número de vidas, na saúde pública e econômicos seriam massivos", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL