Diario de Pernambuco
Busca

BOTÂNICA

Biólogo explica fenômeno ligado à imagem de 'jesus' em tronco de árvore no Mato Grosso

Publicado em: 14/07/2020 16:49

 (Foto: Moisés Batista dos Santos)
Foto: Moisés Batista dos Santos
Em entrevista ao G1, o biólogo Fabiano Izidoro explicou o fenômeno de imagem de "Jesus" que apareceu em meio ao tronco de uma árvore no Mato Grosso do Sul e acabou viralizando nas redes sociais no último final de semana. 

Segundo o especialista, o desenho pode ter se formado a partir de vários fatores ambientais, além de estar ligado ao fenômeno da pareidolia, em que as pessoas conseguem ver imagens em objetos, sombras e até nuvens.

O biólogo eclarece que, na botânica, a formação de manchas nas partes externa ou interna de um tronco pode ser influenciado por vários fatores ambientais. "Por isso é necessário ver onde que essa planta cresceu, tipo de solo, nutrientes e o que ela absorveu", explicou.

No caso do salgueiro no Mato Grosso do Sul, pode estar ligado a uma possível lesão nas células dessa planta durante o crescimento ou por meio de elementos químicos que ela absorveu. Há também a possibilidade da ação da incidência luminosa (raios ultravioleta).

"As plantas têm vasos condutores que são o xilema e floema, ou seja, são os vasos condutores de seiva. Então quando ela absorve nutrientes do solo, esses [nutrientes] podem gerar algum tipo de pigmentação. Por isso que tem espécie de árvores onde aparecem em seus troncos manchas e essas podem ter várias cores", finaliza.

Com informações do G1.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL