Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Academias têm reabertura antecipada no Plano de Convivência do Estado

Publicado em: 02/07/2020 19:00

 (Foto: Yuri Grunpeter / Comunicação CREF12/PE)
Foto: Yuri Grunpeter / Comunicação CREF12/PE
Após três meses de portas fechadas, profissionais de Educação Física, proprietários de academias e espaços similares se uniram em carreata, na manhã desta quinta-feira, para cobrar a reabertura dos espaços de manutenção à saúde. Após a manifestação, uma comitiva foi recebida, no Palácio do Campo das Princesas, pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, que confirmou a antecipação do funcionamento das academias da oitava para a sexta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.  

“O governo nos prometeu que até a próxima quinta-feira, será anunciada a reabertura de academias e espaços similares para o próximo dia 13 ou 20 de julho, caso os números de infectados pela COVID-19 sigam o ritmo de queda no Estado,” destacou o professor Lúcio Beltrão, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco. Ainda de acordo com os profissionais que participaram da reunião os serviços de eletroestimulação e pilates ainda não receberam previsão para volta. 
 
O que mudou
 
O primeiro Plano de Flexibilização divulgado pelo Estado já trazia a volta das Academias de ginástica e similares como uma das medidas da Etapa 6, porém apenas abraçava o funcionamento de piscinas e locais com prática de esporte sem contato. Os demais equipamentos só poderiam ser utilizados, com 50% da capacidade total, na fase 8. Cenário que foi modificado após reunião nesta tarde. 
 
“Na ocasião, ficou acordado que até a próxima terça-feira (07) haverá uma nova reunião para que sejam apresentados ao setor os protocolos de segurança e higiene necessários para o funcionamento dos estabelecimentos”, diz a nota que foi enviada ao Diario pelo governo de Pernambuco. “A Casa Civil destaca ainda que o avanço nas etapas do plano leva em consideração a relevância socioeconômica dos setores e o comportamento das curvas de contaminação do novo coronavírus no estado.” 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL