Diario de Pernambuco
Busca

PAUTA

STF analisa pedido de suspensão do inquérito das fake news na próxima semana

Publicado em: 01/06/2020 19:17 | Atualizado em: 01/06/2020 20:15

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou que pretende pautar o plenário da Corte, na próxima semana, sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a suspensão do inquérito que apura campanhas de ódio e fake news contra os integrantes do Supremo. 

Segundo assessoria do ministro, a sessão está marcada para a quarta-feira (10), após a volta do presidente ás atividades da Corte. Dias Toffoli está afastado após passar por uma cirurgia para drenagem de um abscesso, na quarta-feira (24) . Ele recebeu alta no sábado (30) e fica de licença médica até o próximo domingo (7). 

Na última quarta-feira (2), o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao ministro Edson Fachin, do STF, a suspensão do inquérito da fake news. Aras justificou o pedido afirmando que a PGR foi "surpreendida" com as ações, realizadas "sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal". 

O inquérito investiga pessoas na órbita do presidente, suspeitas de participação num esquema de produção em massa de fake news e ataques nas redes sociais contra ministros do STF. Entre elas, o ex-deputado federal Roberto Jefferson; o empresário Luciano Hang, dono da Havan; e os blogueiros Allan dos Santos e Winston Lima.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL