Diario de Pernambuco
Busca

Músisca

Silvério Pessoa revisita música em clipe nostálgico e com contornos de isolamento

Publicado em: 01/06/2020 13:11

 (Foto: Karina Hoover/Divulgação)
Foto: Karina Hoover/Divulgação


Os belos cenários e a atmosfera do Recife rompem a dureza do isolamento social no clipe de Nas terras da gente, do duo pernambucano Silvério Pessoa e Thiago Rad. A sensação de falta causada por não “habitarmos” a cidade como de costume, desde o agravamento da pandemia do coronavírus, paira no ar. É uma saudade evocada no trabalho dos músicos, que faz parte de um novo projeto de revisitar canções, dando a elas uma proposta visual. Esse é o primeiro clipe da série e está disponível no YouTube.

A faixa Nas terras da gente foi lançada pela primeira vez no disco Cabeça elétrica, coração acústico (2005), de Silvério. “Atravessei a ponte da Boa Vista / lembrando das histórias do holandês / Sentindo o cheiro doce da maré seca / cantarolando sons do Dia de Reis”, diz a letra. Sua versão visual se ambienta justamente nessa paisagem, da ponte de ferro e das ruas centenárias do Centro.

"Essas imagens do clipe foram feitas no final de 2018 por Otávio Carvalheira (responsável pela captação de imagens e edição), que viajou pra morar na Austrália e levou o clipe com ele. Ele acabou ficando pronto por agora e tínhamos a intenção de fazer um lançamento em um bar, com amigos e etc. Tinha combinado com Rad, que talvez fosse melhor esperar passar isso, pra bater um papo com amigos, falar sobre ocupação dos espaços urbanos relacionados com arte e música. Mas quando eu vi o clipe, eu disse ‘gente, mas isso é pandemia, tem um diálogo, uma sincronia absurda’. Um tanto quanto inóspito, eu diria, mas se eu dissesse que gravei agora todo mundo acreditaria”, explica.

Nos contornos da pandemia, o trabalho ganhou um tom ainda mais nostálgico, uma espécie de exercício de memória afetiva, que trata, como definiu Silvério, de uma “utopia”. “É interessante também pensar a cidade como essa entidade, um templo, como um totem também está vivenciando esse afastamento, essa solidão. A cidade sente.”

 (Foto: Karina Hoover/Divulgação)
Foto: Karina Hoover/Divulgação


A nostalgia e revisitação são um exercício do própria artista. “É muito bom redescobrir-se, porque seu olhar muda e uma canção que você deu por acabada aceita novos acordes, melodias e levadas. É disso que surge o projeto, que ainda não estreou em palco, mas através do clipe”, comenta.

A música ganha também uma nova camada a partir do ukulele, ao invés do violão, acompanhado por uma guitarra. Silvério e Thiago Rad se conheceram a partir do também músico pernambucano Thiago Hoover, que tocou por alguns anos com o Pessoa, participou de turnês, gravou com ele na França, até que foi morar em São Paulo. “Eu sempre gostei de guitarras com pedais, efeitos, com delays… sempre gostei de tecnologia na música. Aí ele disse: ‘Cara, nessa pegada tem um carinha chamado Thiago Rad’. Pronto! A partir daí, já estamos trabalhando há seis, sete anos.”

A música escolhida para inaugurar o projeto foi criada justamente em um contexto de descoberta para Silvério, que saía do município de Carpina para morar na capital pernambucana. “Recife é um caleidoscópio de variedade urbana, mas que a gente não tem noção por conta da nossa velocidade ignorante.” A ponte de ferro que aparece no clipe fazia parte de seu cotidiano, quando o artista atravessava a construção de do século 17 para trabalhar na Rua Nova.

Silvério diz que a primeira vez que Nas terras da gente saiu em um CD foi numa coleção com artistas locais encartada pelo Diario de Pernambuco nos anos 1990. “Na época, eu tinha criado o grupo Cascabulho com Paulo André. Disseram que tínhamos que gravar na Somax, ainda morava em Jaboatão. E sabe quem era responsável pela direção do CD? Naná Vasconcelos.” A versão original da canção, que nunca foi digitalizada, conta com um toque de Naná ao fim.

Assista ao clipe:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL