Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Seu celular em desuso pode ajudar um aluno da rede pública; saiba como

Publicado em: 03/06/2020 20:13 | Atualizado em: 03/06/2020 20:43

 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O celular que está em desuso na sua casa pode ser um forte aliado na educação de alunos da Rede de Ensino do Recife. Para facilitar o acesso dos alunos às aulas online que estão sendo ministradas durante este período de Pandemia, a Secretaria de Educação do município lançou a campanha de doação de celulares “Doe um celular. Doe conhecimento”. Por meio do programa Quero Impactar, pessoas físicas e jurídicas podem doar aparelhos celulares novos ou usados para os alunos que não possuem condições financeiras de ter o equipamento, garantindo assim sua participação no sistema de Ensino a Distância. 

Os celulares precisam ter especificações técnicas mínimas para que a plataforma EaD funcione adequadamente. Quem tem interesse em doar deve observar se seu aparelho possui processador de 1,5 GHz, Quad-Core; memória RAM de 2GB; armazenamento interno de 16GB; tela de 5”; conectividade 4G; e sistema operacional compatível com Android 9.0 ou superior. Além do site (https://queroimpactar.com.br), as pessoas podem doar os aparelhos na própria Secretaria de Educação, que fica no 4º andar do edifício sede da Prefeitura, na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife, das 10h às 17h. Ou podem ainda solicitar transporte para buscar o equipamento, por meio dos telefones (81) 3355.9133, (81) 9.9299.9892 ou pelo e-mail doacao@educ.rec.br. A Secretaria também afirma que instalará a plataforma EaD nos aparelhos e disponibilizará pacote de dados para que os estudantes possam assistir às aulas. 

Ao todo, o programa de Ensino à Distância será implantado nos Anos Finais (6o ao 9o), que somam mais de 12 mil alunos. A meta inicial da nova ação é chegar a 3 mil aparelhos celulares, que atenderão aos alunos do 9o ano, estudantes que prestam vestibular para escolas técnicas e institutos federais no final deste ano e precisam ter garantida a continuidade dos estudos com a conclusão do Ensino Fundamental. “O ato de doar em tempos de solidariedade, transforma nosso “eu”, arrebatado em ajudar nesta época de pandemia, em um singelo ato de amor e fraternidade cristã. Os alunos do Recife agradecem de coração”, pontuou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife. 

Outras ações

Ainda de acordo com a Secretaria, enquanto a campanha de arrecadação acontece, os professores estão participando de cursos de tutoria para atuarem na modalidade EaD; estão sendo preparados materiais pedagógicos com estratégias remotas de ensino e aprendizagem; e está sendo feita a alimentação do site onde serão disponibilizadas as atividades de cada modalidade de ensino, com a inserção de Libras e leitor de tela para acessibilidade dos ambientes virtuais. Além disso, nesses mais de dois meses de suspensão das aulas por conta da pandemia, a Secretaria entregou aos alunos material complementar de estudo para cada faixa etária, livros literários e disponibilizou um Catálogo de Games e Sites Assistivos. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL