Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Recife: Vacinação contra Gripe continua até o fim de junho

Publicado em: 01/06/2020 18:13

 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
A Prefeitura do Recife continua disponibilizando, até o fim deste mês, a vacina contra a gripe para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se imunizaram. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife ainda tem cerca de 175 mil doses da vacina contra gripe. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em mais de 130 postos de saúde do município. A lista atualizada das salas de vacinação está disponível no site da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br). O prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe foi estendido pelo Ministério da Saúde (MS), na última semana. 

Até o momento, o Programa de Imunização do Recife (PNI) vacinou mais de 414 mil pessoas contra gripe na campanha deste ano. Desse total, foram imunizados mais de 225 mil idosos, (122% da população idosa estimada pelo MS, ultrapassando a meta de 90%) e 90 mil profissionais de saúde (143% do total, também superando a meta de 90%). Desde o dia 11 de maio, quando teve início a terceira fase da campanha, o PNI Recife vacinou mais de 95 mil pessoas.

Com a prorrogação da campanha, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mães no pós-parto - até 45 dias) podem continuar se vacinando. A imunização também continuará sendo feita em adultos de 55 a 59 anos de idade, professores das escolas públicas e privadas, idosos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabéticos, obesos, transplantados, entre outros), detentos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, militares, bombeiros, guardas municipais etc), além dos portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo.

DOCUMENTOS - Para agilizar a vacinação, o Programa de Imunização do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os professores e os profissionais de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Já as mães no pós-parto (até 45 dias) devem levar documentação que comprove a realização do parto nos últimos 45 dias, como, por exemplo, a certidão de nascimento da criança. As pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL