Diario de Pernambuco
Busca

ÁFRICA

RDC acumula 1.300 civis mortos e meio milhão de deslocados em poucos meses

Por: AFP

Publicado em: 05/06/2020 07:16

 (Foto: ORLANDO SIERRA / AFP)
Foto: ORLANDO SIERRA / AFP
Cerca de 1.300 civis morreram e mais de 500 mil tiveram de fugir em vários conflitos entre grupos armados e forças de segurança na República Democrática do Congo (RDC) nos últimos meses - informou a ONU nesta sexta-feira (5).

Em um comunicado, a alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, explicou que alguns incidentes envolvendo massacres e outros excessos e violações podem constituir crimes contra a humanidade, ou crimes de guerra.

"Estou chocada com o aumento de ataques brutais contra civis inocentes por grupos armados e pela reação dos militares e da polícia que também cometeram violações graves, incluindo assassinatos e violência sexual", disse Bachelet, citada no comunicado.

"Eles não são apenas atos condenáveis, mas também quebram a confiança entre a população e as autoridades civis e militares", acrescentou. 

Mais de 510.000 pessoas fugiram desde setembro, devido à violência nas regiões norte e sul de Kivu, segundo a alta comissária.

Mais de 400.000 pessoas foram deslocadas em Kivu do Norte desde setembro, enquanto outras 110.000, principalmente mulheres e crianças, tiveram de fugir da violência em Kivu do Sul entre janeiro e final de maio, disse à AFP a porta-voz da alta comissária, Marta Hurtado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL