Diario de Pernambuco
Busca

EUROPA

Presidente da Itália alerta que a crise do coronavírus não terminou

Por: AFP

Publicado em: 02/06/2020 11:12

 (Foto: Handout / Quirinale Press Office / AFP)
Foto: Handout / Quirinale Press Office / AFP
A crise do novo coronavírus na Itália "não terminou", advertiu nesta terça-feira, durante o feriado nacional, o presidente italiano Sergio Mattarella, que elogiou a "unidade" do país no combate à pandemia.

"A crise não terminou e tanto as instituições como os cidadãos terão que enfrentar suas consequências e seus traumas", alertou Mattarella, antes de afirmar que a Festa da República acontece este ano entre "sentimentos de incerteza e motivos de esperança".

Ao comentar os sofrimentos dos últimos meses, Mattarella destacou que nesta emergência "a Itália mostrou sua melhor face".

O presidente se declarou "orgulhoso" de seu país e destacou a "unidade moral" dos italianos para enfrentar o vírus, este "inimigo invisível".

Este espírito de unidade será "o motor do renascimento", afirmou o chefe de Estado, cujo discurso foi elogiado por vários políticos.

Nesta terça-feira, caças italianos sobrevoaram Roma e deixaram rastros de fumaça com as três cores da bandeira italiana, verde, branco e vermelho. 

Mattarella participará durante a tarde em uma homenagem às vítimas da Covid-19, na região da Lombardia, em Codogno, primeira cidade da Itália a registrar o vírus em meados de fevereiro.

Ainda traumatizada, mas impaciente para voltar à normalidade e retomar as atividades econômicas, assim como o setor crucial do turismo, a Itália flexibiliza progressivamente o confinamento desde o início de maio.

Lojas, cafés e outros estabelecimentos comerciais reabriram as portas, assim como a grande maioria dos monumentos e locais históricos e turísticos, como a Basílica de São Pedro, o Coliseu, a Torre de Pisa, as catedrais de Milão e Florença, os museus do Vaticano, entre outros.

Última etapa da suspensão das restrições, as fronteiras devem ser reabertas na quarta-feira. Além disso, os italianos poderão viajar livremente entre as regiões.

De acordo com o balanço atualizado, a Itália registra quase 33.500 mortes em três meses de crise pela Covid-19, hoje aparentemente controlada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL