Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Petrolina registra queda semanal de casos da Covid-19

Publicado em: 01/06/2020 17:15

 (Foto: Jonas Santos/Divulgação
)
Foto: Jonas Santos/Divulgação
 
Após ter nove semanas de crescimento, Petrolina fechou um ciclo de sete dias com menos casos que no mesmo período de tempo antecedente. Neste sábado (29), o município fechou a semana totalizando 61 casos confirmados, 19 diagnósticos a menos que entre os dias 17 e 23 de maio. Os dados do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Petrolina mostram uma queda de 23% nas ocorrências. O número de óbitos também não teve crescimento. 
 
O primeiro caso de coronavírus em Petrolina foi registrado no dia 23 de março. De lá para cá, foram superadas 10 semanas de convívio com o vírus na cidade. Foram nove semanas com números crescentes nas ocorrências, indicando uma tendência de epidemia. Apenas a última semana de maio apresentou um movimento de estabilidade de casos com viés de queda.
 
Para o prefeito Miguel Coelho, a notícia reforça a justificativa para reabertura gradual da economia, mas está longe de ser o fim da pandemia. "Já tínhamos diversos indicadores de estabilização da propagação do vírus na cidade. Agora é um novo sinal positivo, pela primeira vez, temos um horizonte de queda. Mas ao invés de comemorarmos, temos que ver isso como um resultado do dever de casa bem feito. Não podemos perder esse embalo. Por isso, todos devem continuar usando máscara, evitar sair de casa e cuidar da higiene. Juntos podemos sair disso, mas é necessário que a população siga unida ao poder público para não haver crescimento dos casos e nem um novo fechamento da atividade econômica", ressalta Miguel.
 
Ocupação da UTI
Outro bom indicador é referente ao número de leitos ocupados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). A rede pública administrada pela Prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado teve redução nos dados de ocupação de vagas. O município já teve 75% dos leitos públicos de UTI ocupados. Agora, o índice é de 66,6%. Do total de vagas, apenas 20% é ocupada por moradores de Petrolina; 40% é utilizada por pacientes da Bahia; e 6,6% por pessoas de outros municípios de Pernambuco. 
 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL