Diario de Pernambuco
Busca

MATERIAL

MPF abre processo para investigar suposto racismo em declarações de presidente da Fundação Palmares

Publicado em: 05/06/2020 21:40

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou, nesta sexta-feira (5), a abertura de uma investigação na Polícia Federal (PF) com o intuito de averiguar se o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, cometeu o crime de racismo. O incidente que motivou a abertura do inquérito é uma gravação de áudio que captou o momento que o jornalista chama de “escória maldita” o movimento negro.
 
Além dessa declaração, Camargo também teria dito que não dará verba para “macumbeiro” e ofendeu uma mãe de santo que trabalhou na Fundação Palmares antes de ele assumir a função de presidente. 

No material que serve como base para o inquérito, o presidente da Fundação afirmou, ainda, que Zumbi era “filho da p… que escravizava pretos”, além de criticar o Dia da Consciência Negra e ameaçar demitir “esquerdista”.
 
De acordo com a denúncia encaminhada pelo Ministério Público, as declarações dadas em uma reunião de Camargo com assessores representam o crime de racismo contra todos os praticantes de matriz africana. 

A PF tem o prazo de 30 dias para iniciar as investigações e deve concluir o inquérito em até 90 dias, que podem ser prorrogados pela mesma quantidade de dias. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL