Diario de Pernambuco
Busca

DOENÇA

Ministro da Saúde anuncia nova epidemia de ebola no Noroeste do Congo

Por: AFP

Publicado em: 01/06/2020 22:27

 (Ativistas andam pelas ruas durante uma campanha de conscientização sobre o coronavírus Covid-19, doença que também atinge o país)
Ativistas andam pelas ruas durante uma campanha de conscientização sobre o coronavírus Covid-19, doença que também atinge o país
Uma nova epidemia de febre hemorrágica do ebola foi declarada oficialmente no Noroeste da República Democrática do Congo (RDC), após o ressurgimento de um foco, anunciou nesta segunda-feira (1º) o ministro da Saúde Eteni Longondo.

O governo congolês solicitou o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao anunciar o ressurgimento do vírus ebola em Mbandaka, capital da província do Equador, 600 km ao Norte da capital, Kinshasa. As duas cidades se comunicam pelo Rio Congo, e ficam a uma semana de navegação uma da outra.

"A OMS tem equipes em Mbandaka para apoiar a resposta à nova epidemia de ebola", informou no Twitter o diretor-geral da agência sanitária da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Desde 30 de maio, foram registrados oito casos, incluindo quatro óbitos, anunciou o ministro congolês da Saúde.

Ele informou que entre estes casos havia alguns confirmados e outros prováveis ainda não confirmados com exames de laboratório.

Reincidência
A província do Equador já foi afetada por uma epidemia de ebola entre maio e junho de 2018, com 54 casos, sendo 33 deles fatais.

O Leste da RDC reporta atualmente outra epidemia de ebola, que matou 2.280 pessoas desde agosto de 2018 e devia ser declarada oficialmente controlada em 25 de junho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL