Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Jovens do Movimento Pró-Criança ganham violinos graças a uma onda de solidariedade

Publicado em: 03/06/2020 21:26 | Atualizado em: 03/06/2020 21:40

 (Fotos: Bruna Costa/DP)
Fotos: Bruna Costa/DP
Ana Beatriz de Lima Freire, 12 anos, tem andado muito feliz. Nem sempre foi assim. A garota vinha enfrentando problemas pessoais. Sua sorte, digamos, mudou quando ela recebeu uma notícia: ganharia um instrumento para continuar seus estudos de música em casa.

Aluna do Movimento Pró-Criança, no Recife Antigo, ela e os colegas estão com as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Sem condições financeiras para comprar um instrumento, os meninos e meninas estavam treinando em garrafas PET, conforme orientação do professor Bernardo Lourenço.

Na tarde desta quarta-feira (3), Ana Beatriz e outras seis crianças e adolescentes da instituição foram beneficiados com doações de sete violinos. As entregas voluntárias aconteceram após o Diario contar a história de Miguel Felipe da Silva, 14, o primeiro a ser beneficiado com uma onda de solidariedade formada repentinamente em torno desses jovens alunos.

A garrafa PET não emite som, mas permite que o estudante treine a técnica e a postura. Um vídeo com Miguel “tocando” na garrafa foi divulgado nas redes sociais do professor Bernardo e comoveu uma empresária, que doou um violino novo para o garoto. Com a divulgação da história no jornal, logo outras pessoas se interessaram em fazer o mesmo. Assim, outras crianças e adolescentes da instituição puderam ser beneficiados com as doações.

Aline Vitória, 17, passou o dia ansiosa com a entrega. “Minha mãe já tinha me dito que se eu quisesse um instrumento eu teria que trabalhar para comprar porque eles não têm condições. Fiquei muito feliz de ganhar.” Isabela Araújo, 14, passa pela mesma situação. “Hoje foi um grande dia. Mas vou guardar a garrafa PET como lembrança de um bom momento”, comentou. Ana, Aline e Isabela receberam os instrumentos das mãos de Bernardo, na Praça do Carmo, em Olinda.

O professor cumpriu um itinerário comprido para buscar as doações e entregar tudo na mesma tarde. “Fiquei muito feliz. Eu, como professor, sou muito próximo dos alunos e alunas e conheço a realidade de cada um. Vejo o esforço para estudar e tentar comprar um instrumento. Não é fácil. Muitas famílias escolhem a escola de tempo integral ou o programa Jovem Aprendiz para seus filhos. A arte não é prioridade. Então, por conhecer tudo isso, fico muito feliz.” Os primeiros sete estudantes foram escolhidos de acordo com a dedicação no aprendizado da música. Assim que acontecerem novas doações, outras pessoas serão beneficiadas.

Ao todo, vinte violinos foram doados após a repercussão da matéria sobre Miguel no Diario. Dos sete instrumentos entregues às crianças nesta tarde, seis deles tinham donos que já não faziam mais uso dos violinos. Um outro foi encomendado por alguém que não mora no estado. Além desses, outros 12 são novos e foram entregues pelo empresário Augusto Acioli. Serão usados exclusivamente por alunos durante as aulas presenciais. A instituição também foi beneficiada com mais um violino, usado e em boas condições, de um outro doador.

As doações feitas diretamente à instituição aumentam a capacidade de atendimento de crianças e adolescentes no Pró-Criança do Recife Antigo, onde há aulas de instrumento de cordas. O professor Bernardo Lourenço explica que, antes, os meninos e meninas precisavam dividir os instrumentos durante as aulas. A condição desestimulava muitas crianças. Quem ainda quiser doar violinos, violas ou violoncelos aos meninos e meninas do Pró-Criança, pode procurar Bernardo. O telefone é o 81 9783-7847.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL