Diario de Pernambuco
Busca

DEMISSÃO

Indicado do Centrão, novo presidente do Banco do Nordeste passa apenas um dia no cargo

Publicado em: 03/06/2020 19:36

Alexandre Cabral foi demitido nesta quarta-feira (3) (Foto: Divulgação/Casa da Moeda)
Alexandre Cabral foi demitido nesta quarta-feira (3) (Foto: Divulgação/Casa da Moeda)
O novo presidente do Banco do Nordeste sobreviveu apenas um dia no comando da instituição. Indicado do chamado Centrão, Alexandre Cabral assumiu o cargo na terça-feira (2), mas logo foi demitido nesta quarta (3). Cabral foi afastado após reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelar que ele é alvo de investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar supostas irregularidades em contratações quando era presidente da Casa da Moeda. 

Cabral havia chegado ao Banco do Nordeste apadrinhado pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, novo aliado do presidente da República, Jair Bolsonaro. A nomeação acontece em meio à barganha de cargos promovida por Bolsonaro em favor dos partidos do Centrão. 

Nas últimas semanas, a nomeação de apadrinhados do Centrão para cargos ligados ao governo federal se intensificou, como parte de uma estratégia para fortalecer sua base aliada no Congresso e blindar um possível processo de impeachment contra Bolsonaro.

Segundo documento que determinou a apuração das irregularidades na Casa da Moeda durante a gestão de Cabral, as irregularidades estão ligadas a  licitações e prorrogações para contratação de duas empresas, a Sicpa Indústria de Tintas e Sistemas e, posteriormente, com empresa resultante de sua cisão, a Ceptis Indústria de Tintas e Sistemas.

O Diretor Financeiro e de Crédito assume temporariamente como presidente interino da instituição. A decisão de demitir Cabral foi tomada em conjunto pelo conselho administrativo do banco. Em comunicado, a direção do Banco do Nordeste afirmou que tomou conhecimento das investigações através da imprensa. "Assim sendo, reitera seu compromisso de transparência e tempestividade de comunicação dos fatos aos seus acionistas", diz nota.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL