Diario de Pernambuco
Busca

ORIENTE MÉDIO

Forças do governo líbio tomam última posição de Haftar no oeste do país

Por: AFP

Publicado em: 05/06/2020 07:25

 (Foto: Mahmud TURKIA / AFP)
Foto: Mahmud TURKIA / AFP
As forças do governo da União Nacional (GNA) da Líbia anunciaram nesta sexta-feira (5) que tomaram o controle da cidade de Tarhuna, o último feudo das tropas rivais do marechal Khalifa Haftar, no oeste deste país em guerra.

"Nossas forças heroicas estenderam seu controle a toda cidade de Tarhuna", anunciou o porta-voz das forças pró-GNA Mohamad Gnunu em um comunicado no Facebook.

O "retorno" de Tarhuna ao governo legítimo é uma "simples questão de tempo", disse na quinta-feira Mohamad Al Gammudi, um dos comandantes das forças de Trípoli posicionadas na frente.

Grupos armados em Tarhuna, uma cidade no oeste da Líbia, 80 quilômetros ao sul de Trípoli, ficaram do lado de Haftar, quando este último lançou uma ofensiva para controlar Trípoli em abril de 2019.

A Líbia vive em um caos completo desde a queda de Muammar Khadafi, em 2011. 

Em 2019, a intervenção de países estrangeiros no conflito aumentou. O GNA tem o apoio militar da Turquia, enquanto Egito, Emirados e Rússia apoiam Haftar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL