Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

PANDEMIA

De acordo com a SDS, a Operação Quarentena fez 75% do seu público alvo cumprir o isolamento

Publicado em: 01/06/2020 18:22

 (Foto: Leandro de Santana / DP)
Foto: Leandro de Santana / DP
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, a colaboração dos pernambucanos durante os dias de quarentena rigorosa em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata ajudou a reduzir o volume de pessoas nas ruas e elevou o índice de isolamento social para 75%. Entre 16 e 31 de maio, foi aplicada restrição de deslocamento por meio da Operação Quarentena, com exceção apenas de necessidades e serviços essenciais.

Durante a ação, bloqueios no trânsito e fiscalizações para instruir os cidadãos a obedecer aos decretos foram criados. Estima-se que mais de 25 mil postos de trabalho das forças de segurança pública foram ativados nos 16 dias. A cada dia, foram instalados 61 pontos de blitz e 139 equipes de choque de ordem foram às ruas.

"É importante salientar que, de toda a população, 30% das pessoas atuam em serviços essenciais e 70% têm de ficar em casa. Dessa fatia de 70%, que era o público-alvo das fiscalizações e proibições de circulação, 75%, o que representa três quartos dos habitantes, ficaram em casa. Foi uma importante adesão às medidas que, associada ao constante monitoramento por parte dos agentes de segurança pública, favoreceu a tendência de desacelerar a disseminação da doença. Isso nos permitiu passar para um momento de transição gradual e responsável de convivência com o coronavírus, dentro das mesmas regras anteriores à quarentena mais rígida", analisa o secretário executivo da SDS, Humberto Freire.

Ao todo, o efetivo orientou, com apoio dos órgãos municipais, 426 mil pessoas.  Nos pontos de bloqueio, houve abordagens a 268 mil veículos. Também receberam a fiscalização 63 mil estabelecimentos. A população buscou cooperar, tanto que apenas 19 pessoas tiveram que ser conduzidas a uma delegacia e dois carros precisaram ser apreendidos devido ao descumprimento das medidas. Além disso, Pernambuco e Recife apareceram, várias vezes, na liderança ou nas primeiras posições entre os estados e capitais com maiores índices de isolamento.

O secretário-executivo reforça que as forças de segurança continuarão trabalhando para fazer cumprir as determinações sanitárias em vigor, conforme o Decreto Estadual 49.055, e as regras do plano de retomada das atividades econômicas em Pernambuco. [UTF-8?]“Nosso objetivo é salvar vidas e preservar o máximo possível de pessoas da exposição à [UTF-8?]doença”, diz Freire.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias de 14/07: Quiosques e banho de mar liberados, testagem ampliada e Sarí denunciada à Justiça
Reino Unido exclui gigante chinesa de sua rede 5G
Estados Unidos vão realizar primeiras execuções federais em 17 anos
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco