Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Crachás humanizados mostram sorrisos por trás das máscaras dos profissionais de saúde do Recife

Publicado em: 02/06/2020 18:40 | Atualizado em: 02/06/2020 18:45

 (Foto: PCR/Divulgação)
Foto: PCR/Divulgação
Como forma de mostrar aos pacientes o sorriso dos profissionais que fica escondido por baixo da máscara e do protetor facial, um grupo de médicos do Hospital Provisório Recife (HPR) 2, localizado nos Coelhos, criou crachás humanizados, com fotos deles sorridentes, para quebrar o gelo e a distância impostos pelo uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

"Quando você está dentro do hospital, todo paramentado, o paciente não consegue lhe identificar; nos despersonificamos. Os crachás humanizados nos aproximam dos pacientes", disse a cardiologista Valéria Lafayette, 39 anos, que teve a ideia junto com a geriatra Lilian Karine Neves.

Para Lilian, a aparência física é o cartão de visita. “Quando o paciente identifica o profissional que está prestando aquele cuidado, isso traz uma humanização, ele já fica mais confiante. Como médicos, nem sempre conseguimos curar os pacientes, mas sempre cuidamos e podemos aliviar os sofrimentos físico e psicológico com esse olhar diferenciado”, defendeu a geriatra e paliativista, que inicialmente colava no avental adesivos com o nome dela e frases de estímulo aos pacientes.

O Hospital Provisório Recife 2 é o maior dos sete hospitais de campanha construídos pela Prefeitura do Recife. Nele, atualmente estão funcionando 259 leitos, com 126 pacientes internados nesta terça-feira (2), sendo 30 nas UTIs.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL