Diario de Pernambuco
Busca

Pernambuco

Confiança do empresário sofre maior queda mensal da série histórica

Publicado em: 04/06/2020 15:01 | Atualizado em: 04/06/2020 15:30

Medidas como o fechamento do comércio influenciaram comportamento mais conservador.  (Foto: Tarciso Augusto/DP Photo)
Medidas como o fechamento do comércio influenciaram comportamento mais conservador. (Foto: Tarciso Augusto/DP Photo)

O índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Pernambuco sofreu a maior queda mensal da série histórica em maio. Foi o terceiro recuo consecutivo neste ano, apresentando em maio uma redução ainda mais acentuada do que a verificada na passagem entre março e abril. O recuo foi de 28,9%, saindo de 103,9 para 72,9 pontos. O índice, que mede a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo, representa a menor confiança desde maio de 2016, quando o indicador foi de 72,5 pontos. Com o resultado, a pontuação volta à zona de avaliação negativa, abaixo dos 100 pontos, o que não acontecia desde julho de 2018. Em relação a maio de 2019, a variação negativa é de 34,3%.

Maio foi o segundo mês completo com as restrições impostas pelas medidas para conter a disseminação do coronavírus, como o fechamento do comércio considerado não essencial, e o comportamento conservador dos empresários pernambucanos traz os reflexos deste cenário. Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o faturamento do comércio brasileiro teve queda acima dos R$ 125 bilhões em 10 semanas, enquanto o recuo chegou a R$ 6 bilhões no mesmo período.

As maiores quedas despontaram nos índices que medem as condições atuais da economia, da empresa e do setor do comércio, alcançando declínio de 37,3% em maio. As expectativas da economia brasileira e do setor são os fatores predominantes para deteriorar a confiança dos empresários locais. O nível de investimento dos empresários pernambucanos também teve resultado na zona de avaliação negativa.

A estimativa para a próxima avaliação é que a confiança siga uma tendência de queda e continue abaixo dos 100 pontos, zona para ser considerada positiva. O comportamento conservador dos empresários deve permanecer mesmo com o anúncio do plano de retomada das atividades econômicas em Pernambuco.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL